Atualizado em: 12/06/08
O Brasil possui uma população (189 milhões) quase 5 vezes maior que a da Argentina (39 milhões) e, consequentemente, maior quantidade de acessos celulares, fixos e banda larga.
Em compensação, a Argentina supera o Brasil em densidade de acessos celulares, fixos e banda larga.
Contribui para isto o fato da Argentina possuir um PIB per capita (PPP), que considera as diferenças de paridade no poder de compra, maior que o do Brasil. Ou seja, um maior poder aquisitivo.
*purchasing-power-parity
Densidade do Celular
O maior "gap" entre as densidades destes dois países está no celular. Em Abr/08 a densidade de celular na Argentina era 107 cel./100 hab., enquanto a do Brasil ainda estava em 68 cel./100 hab..
A densidade do celular na Argentina passou a crescer a uma taxa mais acelerada em 2003, após a recuperação econômica, e ultrapassou a do Brasil em 2004. (mais detalhes)
A Argentina entrou em 2007 no grupo de cerca de 50 países com mais de 100 cel./100 hab., do qual fazem parte a maior parte dos países europeus, inclusive a Rússia (120 cel/100 hab.), que tem uma população semelhante à do Brasil. (mais detalhes)
Até 2007, a Argentina apresentou taxas de crescimento do celular maiores que as do Brasil.
Esta tendência se inverteu em 2008. Nos primeiros 4 meses do ano o Brasil apresentou um crescimento (5,6%) maior que o da Argentina (4,6%).
Apesar das diferenças em taxas de crescimento e densidade. Brasil e Argentina apresentam indicadores operacionais muito próximos no celular.
* % de pre-pago do conjunto das 3 principais operadoras é 74%
Existe, no entanto, uma diferença em relação ao uso de SMS. Na Argentina este é de 83 SMS/cel/mês enquanto no Brasil é menor que 10 SMS/cel/mês.
Operadoras de Celular
As diferenças de densidade parecem não estar relacionadas também aos grupos que concentram a maior parte dos celulares em cada país.
América Móvil (Claro), Telecom Itália (Tim/Personal) e Telefonica (Vivo/Movistar) são os três maiores grupos de celular do Brasil e na Argentina.
Parece existir, no entanto, uma diferença de estratégia destes grupos em cada um destes países.
Na Argentina, a líder de mercado Claro parece estar priorizando a conquista de clientes pré-pago mais que as demais. São pré-pagos 88,4% dos seus celulares, enquanto Movistar e Personal se mantiveram num patamar de 65%.
Esta estratégia se refletiu em um menor ARPU e maior MOU para a Claro do que os de Movistar e Personal.
O mesmo não aconteceu no Brasil onde as três operadoras (Vivo, Tim e Claro) apresentam a mesma faixa de % pré-pago, ARPU e MOU.
Densidade do Fixo e da Banda Larga
A vantagem da Argentina em densidade de telefones fixos e banda larga é menor do que a apresentada em relação ao celular.
As densidades de acessos fixos têm se mantido estáveis nos dois países.
Já na banda larga, a densidade da Argentina tem crescido mais que a do Brasil.
Em 2007 os acessos banda larga cresceram 51,6% na Argentina e 36,5% no Brasil.
Rentabilidade
Finalmente, encontramos também indicadores semelhantes para a rentabilidade das operadoras de telecom no Brasil e na Argentina. A margem EBITDA média das operadoras fixas e celulares dos dois países tem se mantido estável em torno de 31%.
Diante deste quadro pergunta-se:
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