Atualizado em: 29/06/2008
Mercado de Telefones Celulares no Brasil
Estimativas do Teleco, baseadas em informações divulgadas pelo IBGE (mais detalhes), indicam que foram vendidos no Brasil 45 milhões de telefones celulares em 2007.
Parte destas vendas foi destinada para novos clientes adicionados à base e parte para as trocas de aparelhos.
Nota: Considera que todos os novos clientes (adições líquidas) compraram aparelhos novos, o que nem sempre ocorre.
As vendas de telefones celulares no Brasil têm acompanhado a variação das adições líquidas (novos clientes adicionados à base). No entanto, à medida que a base de celulares cresce, as trocas de aparelhos passam a ter um peso maior. Desde 2006 as trocas de aparelhos superam o crescimento da base.
Em 2007, as trocas de 24 milhões de aparelhos corresponderam a 24% da base de celulares do Brasil em 2006. Em 2008, mantida esta proporção e considerando as adições líquidas projetadas pelo Teleco (25 milhões), as vendas de telefones celulares devem superar os 54 milhões de telefones celulares.
A tabela a seguir apresenta a sistemática utilizada pela Teleco para estimar a quantidade anual de telefones celulares vendida no Brasil
Vendas de Telefones Celulares no Brasil
* crescimento de 2% da produção em 2007 estimado pelo IBGE. A fonte para os outros anos é o IBGE.
A produção de telefones celulares absorvida pelo mercado interno no Brasil (2) é igual à produção vendida (1) menos o total exportado. De acordo com essa estimativa, em 2007, foram produzidos no Brasil 63 milhões de telefones celulares, sendo que 22 milhões foram exportados e 41 milhões absorvidos pelo mercado interno.
Para se obter o total de telefones celulares vendidos no Brasil em 2007 (45 milhões) é necessário adicionar à produção para o mercado interno (41 milhões) a quantidade de aparelhos importados (4 milhões em 2007). Esta sistemática considera que toda a importação é vendida no mesmo ano.
A produção de telefones celulares no Brasil cresceu até 2005. Nesse ano, o telefone celular se tornou o principal item de exportação da indústria eletro-eletrônica.
As exportações passaram, no entanto, a cair a partir de 2006. Colaborou para isto a queda do câmbio US$/R$, o que fez com que alguns fabricantes, como a Nokia, reduzissem as suas exportações a partir do Brasil.
Produção da Zona Franca de Manaus
A diminuição das exportações da Nokia, cuja fábrica está situada em Manaus, associada ao deslocamento da produção de telefones celulares para São Paulo por parte de alguns fornecedores, como a Samsung, está levando a uma queda na participação da Zona Franca de Manaus no total da produção de telefones celulares do Brasil.
Nota: produção vendida.
Mercado Global
Os principais fornecedores de telefones celulares do mundo (Nokia, Samsung, Motorola, LG e Sony Ericsson) estão presentes no Brasil.
Com o crescimento do 3G, está crescendo também a produção de smartphones no mundo.
As vendas mundiais de smartphones (shipments) em 2007 foram de 118 milhões de aparelhos com crescimento anual de 53%. Eles representaram 10% do total de aparelhos vendidos em 2007. a Nokia é também a líder nestes segmento com 45,2% de market share, seguida da Rim (Blackberry) com 13,4% e da Apple (Iphone) com 5,3%.
Modelos de aparelhos no Brasil
No Brasil, a 3G ainda está em fase de implantação e existem poucos modelos de aparelhos homologados pela Anatel. No entanto, a maior parte dos modelos de aparelhos sendo comercializado no mercado em 2008 já eram GPRS/EDGE.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares