Atualizado em: 07/02/2009
A Claro vai liderar o crescimento do celular em 2009?
A Claro liderou o crescimento do celular no Brasil em 2007 e 2008 com adições líquidas de 6,1 e 8,5 milhões de celulares respectivamente.
A Claro conseguirá repetir este desempenho, e liderar o crescimento do celular em 2009?
Esta não será uma tarefa fácil.
Oi/BrT e Vivo devem ser as principais concorrentes da Claro nesta disputa. A Oi conta agora com o mercado paulista e deve adotar uma estratégia mais agressiva de crescimento para o celular na região da BrT. Já a Vivo, está ampliando a sua área de cobertura no Nordeste.
A Tim, que foi a grande adversária da Claro em 2007, perdeu força em 2008 e ainda não deu mostras de que vai entrar com força total nesta disputa.
A Claro vem, no entanto, em uma trajetória ascendente. Em 2008, ela assumiu a 2ª colocação em market share e fortaleceu sua imagem com uma estratégia agressiva na implantação da 3G.
A quantidade de celulares da Claro cresceu 28,1% em 2008 e a receita líquida 15,4%. Este crescimento foi obtido mantendo resultados consistentes nos principais indicadores.
A participação (%) do pré-pago na Claro apresentou evolução contrária à apresentada pela média do Brasil. Na Claro ela esteve em queda constante desde o 1T07, passando de 82,5% para 79,8% no final de 2008. Já a média Brasil cresceu de 80,4% para 81,5% no período. Este é um indicador de que a quantidade de celulares pós-pagos está crescendo mais na Claro do que a de pré-pagos.
Quanto ao churn, apesar de alto, tem se mantido próximo à média Brasil.
O mesmo comentário vale para o ARPU e o MOU.
Ou seja, a Claro liderou o crescimento do celular no Brasil em 2007 e 2008 sem sacrificar seu desempenho nos principais indicadores operacionais (ARPU, MOU, Churn) e econômico financeiros (Margem EBITDA). Isto a qualifica como forte candidata a repetir o feito em 2009.
Diante deste cenário pergunta-se:
A Vivo continuará agressiva na aquisição e retenção de clientes para manter a liderança?
A Oi manterá as estratégias até aqui eficazes?
Que operadora ganhará mais com a portabilidade que chega em poucos dias ao Rio e a São Paulo?
Entendo que sim.
Devido a estratégia que a empresa vem adotando nos ultimos anos, onde previlegia o market share em detrimento de resultado (EBTIDA) comprovado pelo subsidio agressivo na captação de clientes.
Comparando com outros mercados onde o grupo America Movil atua na américa latina muitos destes mercados atuando com a marca Claro, as empresas do grupo em seus mercados normalmente são lideres de market share em seus mercados ou lider em adições liquidas nos ultimos anos, sendo que em alguns casos o grupo é praticamente o unico player, levando em contato o percentual de participação do segundo colocado. Adicionalmente a empresa tem uma vantagem competitiva perante os concorrentes, baixa alavancagem financeira, prova disso foi o pagamento a vista das licenças 3G (unica empresa que pagou a vista).
Com este diferencial a empresa tem mais condições de subsidiar a aquisição de clientes, em quanto que outras empresas do mercado, tem que remunerar o passivo financeiro.
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