Atualizado em: 07/02/2009
Vivo x Claro, quem apresentou o melhor desempenho em 2008?
A Vivo é a principal operadora superando a segunda colocada (Claro) em market share, receita e rentabilidade.
A Claro, entretanto, apresentou um crescimento maior da receita e da base de celulares em 2008.
Na comparação dos principais indicadores operacionais a Vivo leva vantagem em ARPU e churn e a Claro em MOU e pré-pago(%),
A Vivo apresenta uma vantagem consistente de cerca de R$ 4,00 na receita média mensal por celular (ARPU) apesar de possuir um percentual de pré-pago maior que o da Claro.
Os celulares da Claro apresentam em média minutos de uso mensais (MOU) maiores que os da Vivo, o que pode ser um indicador de que a Claro está sendo mais agressiva que a Vivo na oferta de minutos a preços promocionais, uma vez que o ARPU da Vivo é maior que o da Claro.
Como se pode observar, tanto Vivo como a Claro apresentaram um bom desempenho em 2008. Apesar da Vivo estar consolidada na liderança em market e revenue share, a Claro vem crescendo mais que a Vivo e pode vir a ameaçar esta operadora.
Ambas as operadoras possuem licenças para atuar em todo o Brasil e travam, no momento, uma disputa pela liderança em 3G (Em Jan/09 a Vivo atendia a 316 municípios e a Claro a 293).
Estas operadoras devem disputar nos próximos anos a liderança do celular no Brasil.
Diante deste cenário pergunta-se:
A Oi irá ameaçar a liderança da Claro e da Vivo? E a Tim?
Achei interessante a análise realizada, no entanto entendo que os indicadores foram analisados de forma superficial e sem levar em conta o inter-relacionamento entre eles.
Um dos indicadores mais importantes, que é a margem EBITDA, apresenta diferença enorme entre Vivo e Claro. Isso indica que, apesar do crescimento da Claro ser maior que o da Vivo, ele vem sendo feito por meio da diminuição de sua margem e ganho.
O crescimento da receita é outro indicador que, no meu entender, está melhor na Vivo. Considerando-se que a Claro teve crescimento de 28,1% em sua base e a Vivo de 20,2%, o aumento de receita foi proporcionalmente menor na Claro, que foi de 15,4%, contra 14,2% da Vivo. Isso nos leva a questionar a qualidade da base da Claro, pois embora seu crescimento tenha sido maior ele tem clientes que geram receitas menores. Isso fica ainda mais evidente quando se compara o ARPU, que sempre foi maior para a operadora Vivo.
Enfim, entendo que os indicadores da Claro mostram forte busca do crescimento, sem grandes preocupações com as margens e os efeitos negativos que podem trazer. Ao contrário, a vivo apresentou crescimento bastante forte, continua líder e com indicadores econômico-financeiro excelentes, o que no meu entender não deixa dúvidas sobre quem teve o melhor desempenho em 2008.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares