Atualizado em:  07/02/2009

Vivo x Claro, quem apresentou o melhor desempenho em 2008?

 

 

A Vivo é a principal operadora superando a segunda colocada (Claro) em market share, receita e rentabilidade.

 

 

 

 

A Claro, entretanto, apresentou um crescimento maior da receita e da base de celulares em 2008.

 

 

Crescimento em 2008
Vivo
Claro
Receita Líquida
14,2%
15,4%
Market Share (variação)
-1,06%
0,72%
Celulares
20,2%
28,1%
Adições líquidas (milhares)
7.561
8.503

 

 

Na comparação dos principais indicadores operacionais a Vivo leva vantagem em ARPU e churn e a Claro em MOU e pré-pago(%),

 

Comparativo dos principais indicadores: Vivo x Claro

A Vivo apresenta uma vantagem consistente de cerca de R$ 4,00 na receita média mensal por celular (ARPU) apesar de possuir um percentual de pré-pago maior que o da Claro.

Os celulares da Claro apresentam em média minutos de uso mensais (MOU) maiores que os da Vivo, o que pode ser um indicador de que a Claro está sendo mais agressiva que a Vivo na oferta de minutos a preços promocionais, uma vez que o ARPU da Vivo é maior que o da Claro.

 

A Vivo apresentou uma redução no seu churn mensal no 4T08 que passou a ser de 2,3%. Não se pode, no entanto, considerar esta redução uma tendência e ele pode voltar a crescer no 1T09, como ocorreu no 1T08.

 

 

Como se pode observar, tanto Vivo como a Claro apresentaram um bom desempenho em 2008. Apesar da Vivo estar consolidada na liderança em market e revenue share, a Claro vem crescendo mais que a Vivo e pode vir a ameaçar esta operadora.

 

Ambas as operadoras possuem licenças para atuar em todo o Brasil e travam, no momento, uma disputa pela liderança em 3G (Em Jan/09 a Vivo atendia a 316 municípios e a Claro a 293).

 

Estas operadoras devem disputar nos próximos anos a liderança do celular no Brasil.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

Comentário de Mauricio Amorim

Achei interessante a análise realizada, no entanto entendo que os indicadores foram analisados de forma superficial e sem levar em conta o inter-relacionamento entre eles.

Um dos indicadores mais importantes, que é a margem EBITDA, apresenta diferença enorme entre Vivo e Claro. Isso indica que, apesar do crescimento da Claro ser maior que o da Vivo, ele vem sendo feito por meio da diminuição de sua margem e ganho.

 

O crescimento da receita é outro indicador que, no meu entender, está melhor na Vivo. Considerando-se que a Claro teve crescimento de 28,1% em sua base e a Vivo de 20,2%, o aumento de receita foi proporcionalmente menor na Claro, que foi de 15,4%, contra 14,2% da Vivo. Isso nos leva a questionar a qualidade da base da Claro, pois embora seu crescimento tenha sido maior ele tem clientes que geram receitas menores. Isso fica ainda mais evidente quando se compara o ARPU, que sempre foi maior para a operadora Vivo.

Enfim, entendo que os indicadores da Claro mostram forte busca do crescimento, sem grandes preocupações com as margens e os efeitos negativos que podem trazer. Ao contrário, a vivo apresentou crescimento bastante forte, continua líder e com indicadores econômico-financeiro excelentes, o que no meu entender não deixa dúvidas sobre quem teve o melhor desempenho em 2008.

 

 

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