Atualizado em: 20/06/2009
A queda do ARPU das Operadoras de Celular
O ARPU, receita média mensal por usuário de celular no Brasil, voltou a cair no 1º trimestre de 2009 (1T09).
A queda foi maior na Tim e na Oi (inclui BrT). O ARPU da Vivo (R$ 27) e da Claro (R$ 23) estão próximos da média do ARPU da Telefonica na América Latina (R$ 28) e da América Móvil (R$ 24), respectivamente.
O ARPU da Tim (R$ 26) incorpora a receita de longa distância (CSP 41) o que não acontece com as demais operadoras. A queda mais acentuada no ARPU da Tim está associada à diminuição da base de celulares pós pagos da operadora. A participação do pré pago na Tim cresceu no período de 1 ano de 79,2% no 1T08 para 82,9% no 1T09. Esta movimentação negativa do ARPU da Tim provavelmente contribuiu para a decisão de limpeza da base de clientes promovida pela operadora no 1T09.
Já a Oi, tem sido uma das responsáveis pelo crescimento da participação do pré pago no total de celulares do Brasil, com as promoções de lançamento de sua marca em São Paulo e na região da BrT.
Uma das causas da queda do ARPU no 1T09 foi o fim das promoções, o que levou a uma queda do MOU, minutos de uso por usuário de celular. As promoções realizadas durante o ano 2008 levaram em muitos casos, a congestionamentos nas redes das operadoras que não estavam preparadas para o aumento do tráfego, já que neste período também verificou-se um forte crescimento da banda larga móvel.
Nota: Não inclui Oi, que não divulga este indicador.
A queda do ARPU das operadoras de celular é uma tendência mundial. A competição provoca a queda do ARPU de voz. O crescimento da receita de dados é a forma que as operadoras em todo o mundo encontraram para contrabalançar esta tendência, como ilustrado a seguir para o caso da AT&T nos Estados Unidos. Este processo é mais acentuado para as operadoras com maior penetração de celulares 3G em sua base.
No Brasil, a receita de dados ainda representa cerca de 11% da receita bruta de serviços das operadoras de celular.
Receita Bruta de Dados como % da Receita Bruta de Serviços
A Vivo com receita bruta de dados de R$ 688 milhões no 1T09, ampliou a sua liderança em receita em relação à Tim (R$ 454 milhões). O SMS representa cerca de 26% da receita de dados da Vivo.
A Claro não divulga estas informações de forma sistemática mas declarou que dados representaram 11% do seu ARPU no 1T09.
Diante deste cenário pergunta-se:
Como aumentar o tráfego dos clientes pré pagos? Reduzindo o preço do minuto?
A política de preços agressivos no mercado corporativo é a grande vilã da queda do ARPU? Por que, como consequência, não aumenta o MOU?
Qual o limite para a queda do ARPU?
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