Atualizado em: 11/07/2009
O que acompanhar em 2009 (Balanço do 1º semestre)
O Brasil começou 2009 com um cenário competitivo alterado pela incorporação da Brasil Telecom (BrT) pela Oi e com as operadoras agindo de forma cautelosa diante da incerteza em relação aos efeitos da crise no mercado de telecom.
Passados os 6 primeiros meses, o Teleco faz um balanço das 10 tendências (mais detalhes) que selecionou em Jan/09 para serem acompanhadas durante o ano.
Merece também destaque a questão do crescimento da Banda Larga no Brasil (mais detalhes). Está cada vez mais clara a necessidade de uma política mais abrangente para aumentar a densidade da banda larga no país.
Diante deste quadro pergunta-se:
O Ministro Helio Costa disse em entrevista publicada no endereço http://www.teletime.com.br/News.aspx?ID=139057, terça-feira, 14 de julho de 2009, 19h20 que "a expansão da banda larga no país é uma das prioridades do governo na gestão atual". No entanto, o MINICOM e a ANATEL, além de nada fazerem sobre este tema, privam o país de ter tecnologia 4G já, WiMAX, com venda de licença de 3.5GHz pendente desde 2006 e embrolio de 2.5GHz desde a mesma época, por atender interesses mesquinhos por parte de grandes grupos internacionais de telecom móvel que apostam em uma promessa de tecnologia que só estará disponível comercialmente em 2012, o chamado LTE. Isso é uma vergonha. Poderia já ter definido e licenciado parte do espectro, permitindo que empresas menores e regionais se consolidem com esta tecnologia alternativa - WiMAX, de modo a estarem maduras e sólidas o suficiente em 2012 e oferecerem alternativa ao consumidor e concorrência com as grandes empresas de telecom.
Realmente a OI está investindo na região III e abandonou a região de origem, e torna-se evidente que operadora nenhuma faz milagres, logo logo as promoções da região III, que é onde eu moro, vão diminuir, e sem investimento em cobertura fica difícil competir. Aliás aqui na minha cidade, Lagoa Vermelha-RS, as pessoas que compraram os chip OI naquela euforia ja estão colocando os velhos e bons chips Claro e Vivo.
A Tim está ousada, excelentes promoções, ou a Claro e Vivo se mexem ou a Tim vai começar a incomodar. O que as pessoas querem hoje é DDD mais barato e a TIM está pegando pesado nisso. Concorrência boa.
A Claro deu uma melhorada na mecânica promocional e o resultado está aí. Realmente vale a pena. Já a Oi, aqui no RS está com o freio de mão puxado. Apesar da promoção "agressiva", a qualidade da rede e do atendimento despencou bruscamente. O caos é tanto que o sistema de cobrança confunde cliente pós com pré e vice-versa. Clientes adimplentes estão sendo perturbados com ligações de cobrança, clientes pré idem.
Os usuários da antiga BrT estão ABANDONADOS á propria sorte, jogados em um canto sem direito a nada, na tentativa de forçar a migração para um chip Oi. Resumindo, a OI se tornou um exemplo de péssima relação com seu cliente. O que resta aguardar é o término da promoção e a revoada em direção à concorrência.
Aqui no sul nem ligações gratuítas salvam a OI. Sua imagem já está comprometida pela bagunça e desorganização que imperam em seus serviços. Achamos que ela seria uma nova concorrente e que influenciaria positivamente o mercado. O que ela mostrou é que sabe dar voo de galinha. E que é motivo de piada para outras operadoras. Barata ela é, mas boa jamais. Eu não me deixo enganar. Se a Oi mostra os dentes na região I, com certeza vai chegar a vez da região II conhecer a verdadeira face da OI. Infelizmente.
Muito interessante analisar esse quadro apresentado pelo Teleco e compará-lo com os índices de qualidade. Infelizmente a Oi tem estado com um péssimo desempenho neste quesito, o que certamente leva o cliente a migrar para outras prestadoras.
A Oi precisa urgente focar em qualidade (sinal, cobertura, serviços, atendimento) e fortalecer sua marca, caso contrário o projeto de uma grande operadora nacional pode não dar muito certo.
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