Atualizado em: 02/08/2009
Vivo x Claro no 1ª semestre de 2009
A América Móvil é a lider em market share de celular na América Latina com 178 milhões de celulares no 2T09, seguida pela Telefonica com 126 milhões. Juntas elas concentram cerca de 70% de celulares da Região. A liderança da América Móvil é garantida por sua posição dominante no México onde possui 58 milhões de celulares (mais detalhes), contra 15,9 milhões da Telefonica.
No Brasil a Vivo (Telefonica/Portugal Telecom) é a maior operadora com 29,3% de market share, seguida pela Claro (América Móvil) com 25,4%.
A Vivo e a Claro apresentaram no 1º semestre de 2009 adições líquidas de 1,87 e 1,75 milhões de celulares respectivamente.
Suas estratégias de mercado em 2009 tem sido muito semelhantes, com planos menos agressivos para o segmento pré pago, o que resultou em queda nos minutos de uso por usuário (MOU), e curvas muito próximas de churn.
Na comparação do 1º Semestre de 2009 com igual período de 2008, a Vivo apresentou um crescimento maior da receita líquida (6,5%), apesar do maior crescimento da base de celulares da Claro.
Este resultado deve-se à queda estimada pelo Teleco de 52% em sua receita de venda de aparelhos. A receita líquida de serviços da Claro cresceu 11,5% neste período, contra 8,3% da Vivo.
A aposta destas duas operadoras em 3G tem colaborado para o crescimento da receita. A participação da receita líquida de dados e SVA na receita líquida de serviços da Vivo atingiu 12,6% no 2T09. Na Claro era de 11% no 1T09.
Este crescimento, no entanto, não foi suficiente para impedir a queda no ARPU em 2009.
A Claro continua com um ARPU inferior ao da Vivo, apesar de ter reduzido a participação dos celulares pré pagos em sua base.
Um ARPU menor é uma das causas da Claro apresentar uma margem EBITDA inferior ao da Vivo.
Diante deste cenário pergunta-se:
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Falando em market share credito mais na possibilidade das duas serem ultrapassadas pelas suas concorrentes.
Atualmente a Vivo tem a maior quantidade de clientes ativos na base, no entanto com a entrada da Vivo no nordeste e da Claro no norte, quem mais ganhou foi a Claro, pois a grande maioria dos clientes no nordeste que compram Vivo é para mudança de frequência, já no norte a Claro vem ganhando muito espaço; portanto é questão de tempo para a Claro assumir a liderança no Brasil.
Acho muito difícil a Claro se tornar líder, pois o nível de reclamações são altíssimas (conforme índice da anatel) e a estratégia de agressividade na conquista de MKT Share tinha prazo para acabar, e já acabou, tendo em vista que os preços praticados pela Claro já estão equiparadas aos da Vivo.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares