Atualizado em:  02/08/2009

Vivo x Claro no 1ª semestre de 2009

 

A América Móvil é a lider em market share de celular na América Latina com 178 milhões de celulares no 2T09, seguida pela Telefonica com 126 milhões. Juntas elas concentram cerca de 70% de celulares da Região. A liderança da América Móvil é garantida por sua posição dominante no México onde possui 58 milhões de celulares (mais detalhes), contra 15,9 milhões da Telefonica.

 

No Brasil a Vivo (Telefonica/Portugal Telecom) é a maior operadora com 29,3% de market share, seguida pela Claro (América Móvil) com 25,4%.

 

A Vivo e a Claro apresentaram no 1º semestre de 2009 adições líquidas de 1,87 e 1,75 milhões de celulares respectivamente.

 

 

 

Suas estratégias de mercado em 2009 tem sido muito semelhantes, com planos menos agressivos para o segmento pré pago, o que resultou em queda nos minutos de uso por usuário (MOU), e curvas muito próximas de churn.

 

 

Na comparação do 1º Semestre de 2009 com igual período de 2008, a Vivo apresentou um crescimento maior da receita líquida (6,5%), apesar do maior crescimento da base de celulares da Claro.

 

 

1º Sem 09/1º Sem 08
Vivo
Claro
Receita Líquida
6,5%
4,6%
Celulares
15,8%
22,3%

 

Este resultado deve-se à queda estimada pelo Teleco de 52% em sua receita de venda de aparelhos. A receita líquida de serviços da Claro cresceu 11,5% neste período, contra 8,3% da Vivo.

 

A aposta destas duas operadoras em 3G tem colaborado para o crescimento da receita. A participação da receita líquida de dados e SVA na receita líquida de serviços da Vivo atingiu 12,6% no 2T09. Na Claro era de 11% no 1T09.

 

 

 

Este crescimento, no entanto, não foi suficiente para impedir a queda no ARPU em 2009.

 

 

 

A Claro continua com um ARPU inferior ao da Vivo, apesar de ter reduzido a participação dos celulares pré pagos em sua base.

 

Um ARPU menor é uma das causas da Claro apresentar uma margem EBITDA inferior ao da Vivo.

 

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de João Carlos Barrera de Souza

Falando em market share credito mais na possibilidade das duas serem ultrapassadas pelas suas concorrentes.

 

 

Comentário de Ronaldo Santos

Atualmente a Vivo tem a maior quantidade de clientes ativos na base, no entanto com a entrada da Vivo no nordeste e da Claro no norte, quem mais ganhou foi a Claro, pois a grande maioria dos clientes no nordeste que compram Vivo é para mudança de frequência, já no norte a Claro vem ganhando muito espaço; portanto é questão de tempo para a Claro assumir a liderança no Brasil.

 

 

Comentário de Mychael Pires

Acho muito difícil a Claro se tornar líder, pois o nível de reclamações são altíssimas (conforme índice da anatel) e a estratégia de agressividade na conquista de MKT Share tinha prazo para acabar, e já acabou, tendo em vista que os preços praticados pela Claro já estão equiparadas aos da Vivo.

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI