Atualizado em: 19/06/10
O Brasil deve ter mais celulares que habitantes em outubro
Faltam menos de 10 milhões de celulares para que o Brasil tenha mais celulares que habitantes. O total de celulares no mês de maio de 2010 era de 183,7 milhões (Dados preliminares da Anatel) e a população de 193 milhões (IBGE).
As projeções do Teleco indicam que isto deve acontecer em outubro deste ano.
Para que isto ocorra basta que as adições líquidas dos próximos 4 meses sejam iguais às de 2009. Até maio, as adições líquidas mensais de 2010 superaram 2009 em todos os meses.
As adições líquidas de janeiro a maio de 2010 somam 9,7 milhões contra 6,9 milhões em igual período de 2009.
O Brasil deve passar a fazer parte, então, do grupo de 76 países que em 2009 já haviam ultrapassado esta marca.
Entre estes 76 países, 21 são da América Latina e Caribe:
No Brasil, 24 áreas locais (mais detalhes) e 6 Unidades da Federação (Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) já haviam ultrapassado esta marca em Abr/10.
Ao contrário do que se poderia esperar, a experiência internacional tem mostrado que possuir mais celulares que habitantes não implica, necessariamente, em baixo crescimento. Existem países, como a Estônia e os Emirados Árabes, onde já existem mais de 2 celulares por habitante. Isto acontece principalmente em países onde existem estímulos para a posse de mais de um celular (ou chip).
Os preços mais baratos para chamadas entre celulares da mesma operadora estimulam a posse de mais de 1 chip. Pesquisa realizada pela Teleco em maio de 2010, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, indicou que 12% dos usuários de celulares nestas cidades possuíam mais de 1 chip (SIM Card).
Um outro fator são os terminais de dados utilizados para acesso a Internet e aplicação "Machine to Machine". Entre os celulares existentes no Brasil em Abr/10, 5,2 milhões eram terminais de dados, sendo 3,3 milhões 3G.
Diante deste quadro pergunta-se:
Os MVNOs começarão a operar no Brasil em 2010?
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares