Atualizado em: 23/07/2010
Qual será a estratégia da Claro para o segundo semestre?
A Claro apresentou um desempenho apenas regular no 1º semestre de 2010. Cresceu menos que a Vivo e a Tim e seu market share caiu de 25,52% em Dez/09 para 25,33% em Jun/10.
Com este resultado a Claro ficou mais distante da briga pela liderança de market share com a Vivo e teve reduzida sua vantagem em relação à 3ª colocada Tim.
Contribuíram para este resultado o baixo crescimento apresentado pela Claro em São Paulo e o churn mensal que voltou a crescer no 2T10.
O ritmo menor de crescimento da Claro no 1T10 havia sido recompensado com uma melhoria na Margem EBITDA (31,7%), o que não se repetiu no 2T10.
Nota: A Claro adotou no final de 2009 um tempo menor para depreciação de seus ativos o que afetou a margem EBIT da operadora.
O crescimento da participação do pré-pago na base de celulares da Claro e a queda no ARPU mostram que a operadora não está conseguindo captar clientes com maior gasto mensal. O fato da Claro ter parado de expandir a sua cobertura 3G em 2010 pode ter contribuído para este resultado.
Diante deste quadro, a participação da Claro (Brasil) na base de celulares e receita da América Móvil tem se mantido estável. No 2T10 os 46,9 milhões de celulares da Claro Brasil representavam 22,2% dos celulares da América Móvil e geravam 20,1% da sua receita líquida.
O desempenho da Claro pode estar sendo afetado pelo processo de fusão com a Embratel que deve ser concluído no início do segundo semestre, quando, então, é possíve que a operadora parta para uma estratégia mais agressiva de conquista de clientes. Existe espaço para esta estratégia, já que os minutos de uso mensais por usuário (MOU) da Claro são menores que os da Vivo, Tim e Oi, o que indica que a Claro pode aumentar suas promoções.
Diante deste cenário pergunta-se:
Acredito que a fusão da Claro com a Embratel permitirá a operadora de celular oferecer promoções que incluam minutos de bônus em ligações interurbanas, possibilitando que ela melhore, pelo menos, sua competitividade em relação a TIM, sua concorrente mais próxima depois da VIVO, que tem oferecido planos bastante agressivos ao mercado, que incluem pacotes gratuitos de ligações de longa distância, praticamente inexistentes nas ofertas CLARO. Aguardemos.
Acredito também que a Claro só vai conquistar clientes quando liberar bônus para DDD, pois ela sempre teve seu código 36 e nunca liberou. Vamos ver se com a fusão irão fazer algo, pois percebe-se que como o 21 a maioria usa sem ter que ficar mandando, o povo já se acostumou a usar o 21 e eles não mexem em time que está ganhando. Porém agora se trata de um time que vem perdendo clientes;
A Claro tem que melhorar e muito a sua cobertura, pois meu celular em muitos lugares onde outras pegam, ela está sempre em emergência. Sei de várias pessoas que já portaram para outras, mas nenhuma que saiu da Claro para outra!! Já passou da hora deles analisarem o porque!! As pessoas compram aparelho mais barato da Claro, debloqueiam e utilizam outra operadora.
Outra coisa é com relação aos links que caem quando chove, deixando todo mundo sem serviço, lastimável... a temporada de chuva esta por vir, vamos ver se a Embratel interligará as ERBs da Claro..rs.. espero melhorias.
O melhor está por vir... Em breve! A Claro preza e aposta na tendência de mercado, onde mais do que nunca prevalecerá a qualidade na entrega das ofertas e serviços pelas operadoras aos clientes PJ & PF.
Acredito que toda estratégia da Cia para II semestre 2010 está voltada em direção ao perfil de cada consumidor independente do ARPU com base em 4 pilares: Foco no cliente, Convergência, Comodidade e Economia! Aguardem!!!
Concordo com o comentário do Antônio Jaime Nunes. Como cliente, espero que a Claro ofereça maiores benefícios (além da fidelização pura e simples e aparelhos). Pago caro em um plano de 300 min. onde se fosse por na ponta do lápis, mudaria para a TIM ou a Vivo; só não o fiz, ainda, pois a qualidade da rede da Claro, aqui em MG é satisfatória.
Espero que com a fusão das redes Embratel e Claro, ambas possam usufruir de sinergias que beneficiem seus clientes.
Aqui em Volta Redonda-RJ a cobertura Claro deixa a desejar só no centro da cidade, nos bairros as outras operadoras tem cobertura.
Já reclamei, a resposta que dão é que o setor técnico sabe da deficiência, porém não resolve. Essa pode a resposta muitos mudam de operadora
Por estarmos nos referindo a uma operadora que conseguiu, de maneira inacreditável, se solidificar em um mercado complexo como o de telefonia móvel Brasil, podemos identificar que se trata de uma gestão ousada e que em hipótese alguma permitirá um decréscimo de market share acentuado.
Uma boa cartada seria sem dúvida a implementação das chamadas de longa distância na utilização do bônus, quem sabe essa fusão com a Embratel não traga tal benefício? Vamos aguardar mas algo ousado tem deve vir para aquecer ainda mais esse faminto mercado.
Creio que o problema da Claro, começou quando ela resolveu acabar com a operação administrativa no Norte, demitindo praticamente toda sua area administratifa, financeira e MKT, com o discurso que o centro oeste estaria assumindo. Ela está hoje colhendo os fruto, principalmente em uma região com potencial de crescimento.
A Vivo fez diferente reforçando sua operação e com isso conseguimos melhorar seu resultado na região e conseguentemente ajudando a operação total.
No site de cobertura de ERBs da Anatel, digitando por exemplo cidade São Paulo vemos que a Claro é a que possui mais antenas. Então o que explica o seu sinal ser tão fraco? Seria potência baixa das torres ou o quê? O que estaria errado?
Espero que melhorem logo; pois gosto muito da qualidade da chamada e promoções da Claro, apesar de não ter o DDD liberdo em bonus e sinal mais fraco que as demais.
A Claro deixou a desejar na parte da cobertura 3G aqui no Guarujá, nas areas que vivem 50% da população de classe alta que moram em marinas residencias e condomínios de luxo que não desponibilizam da cobertura 3G sendo que os celulares tem bons sinais.
Gostaria que isso fosse resolvido pois aonde eu moro não tem internet e a gente não pode trabalhar e nem se atualizar.
Espero que com a fusão venha novas ofertas, aumentando a agressividade de mercado como sempre foi.
Também acho que eles devem rever a cobertura uma vez que parou de instalar novas ERB'S, e também melhorar o atendimento corporativo uma vez que esta muito denegrida a imagem devido ao tipo de profissional e política de vendas adotada.
Esperamos que ela foque um pouco mais em relacionamento para que assim pare de perder clientes. E olhe também quanto a fidelização de contratos uma vez que os concorrentes já estão se diferenciando com este argumento.
Bem, eu sou atendente da claro pre-pago mas acho que em si a Claro investir mais em infra-estura.
Bom, o sinal é algo que realmente incomoda para Claro, pois com a entrada do 3G, a operadora restartou do zero para expansão desse sinal que convenhamos quem utiliza o 3G (UMTS/HSDPA) em questão de sinal não há compartivos com o 2G (GSM). O problema é justamente no investimento e tempo.
Já no caso das promoções em relação ao DDD, esse sim é um problema grave, não entendo o por quê das tarifas tão altas sendo empresas tão próximas.
Esperamos mudanças para esse 2º semestre e que tenhamos uma melhoria considerável, pois particularmente gosto muito dos serviços oferecidos pela Claro.
A Claro teve um ótimo ritmo de crescimento em 2008, com novidades no mercado e agressividade nas tarifas só que as outras operadoras começaram a se mexer e lançaram planos novos bastante agressivos e com conceito de comunidades a exemplo da Tim, que é uma operadora que está no ataque e defesa ao mesmo tempo, então é um exemplo a ser seguido para que a Claro continue pelo menos a ser competitiva.
A Claro nos últimos tempos tem pensado muito em qualidade, porém tem deixado de lado a Classe C e D e por isso ajudou a perder um pouco o mercado, contrário das demais operadoras como Tim, Oi e Vivo que baixaram o preço e lançaram promoções para o público jovem que gosta de usar dados para se comunicar e bônus para falar a vontade entre si, isso ajudou.
Porém a Claro está com outro foco. É o momento de investir em promoções mais consistentes e deixar de lado essa imagem de apenas um logo bonito e com propagandas inteligentes, pois a Claro tem uma ótima qualidade de serviços, outrora elevados preços e poucas promoções o que afastam os clientes.
Em meu ponto de vista a Claro teria tudo para ter sua base de clientes muito maior, bastanto apenas que a mesma faça uma boa renovação em suas promoções e tarifação, pois eu como cliente não vejo quase nenhuma vantagem nas promoções me apresentadas até o presente momento, sendo que a mesma não apresente boas promoções/bonificações ou mesmo pacotes de minutos. Mas acredito que com a fusão da Claro com a Embratel, teremos bem mais vantegens em varios aspectos, sendo este o meu ponto de vista como cliente.
PS: como podemos acreditar que teremos algo de inovardor se dentro do plano controle 35 ja existe a mesma promoção a mais de um ano, fale e ganhe, mudando apenas o nome conforme a periodo de ano. Espero que a claro possa ser, quer dizer seja muito mais agressiva nesse segundo semestre e mostre a seu clientes que ela realmente pode ser a maior e melhor operadora
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares