Atualizado em: 07/11/2010

O baixo desempenho da Telecom Italia em seu mercado doméstico pode afetar a Tim Brasil?

 

A Tim Brasil vem apresentando uma melhoria significativa de seus resultados em 2010, tendo liderado o crescimento do celular em adições líquidas no 3T10 (mais detalhes).

 

Situação bem diferente vem enfrentando a Telecom Italia em seu mercado doméstico. Nos últimos 12 meses a quantidade de acessos móveis e fixos cairam na Itália.

 

 

O mesmo aconteceu com a receita. A queda na receita do fixo só não foi maior por incluir a receita de banda larga. A Telecom Itália possuía 9 milhões de acessos de banda larga na Itália no 3T10.

 

 

 

 

 

 

A Telecom Italia possui no Brasil 53% mais acessos móveis que na Itália e a receita da Tim Brasil já representa 17,3% da receita da operadora, devendo em 2011 ultrapassar a receita de telefonia celular da Telecom Italia em seu mercado doméstico.

 

 

 

 

Neste cenário, não faz sentido para a Telecom Italia vender a Tim Brasil (mais detalhes). Pelo contrário, a operadora deve reforçar a sua atuação na América Latina agora que assegurou o controle da Telecom Argentina.

 

O enfraquecimento da Telecom Italia em seu mercado de origem pode, no entanto, afetar o desempenho da Tim Brasil. O mercado brasileiro está em expansão e são necessários investimentos em 3G para que a receita de dados cresça.

 

O crescimento da receita da Tim está baseado em planos agressivos de voz. No 3T10 a receita de voz da Tim cresceu 3,4% e a de dados 2,7%.

 

A Tim aposta que "Voice is Gold" e está aumentando os minutos de uso mensais por usuário (MOU) com suas promoções. Pretende terminar 2010 com um MOU de 140 minutos.

 

 

 

 

 

Enquanto isso, a receita de dados da Tim cresce pouco.

 

 

 

 

 

 

Este cenário pode se complicar ainda mais no próximo ano com as integrações das operações fixas e móveis da Telefonica/Vivo e da Claro/Embratel.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

Comentário de William Lima dos Reis

Estou de pleno acordo que a Tim Brasil está crescendo cada vez mais. Só acho que a Tim deveria investir mais promoções para ser utilizados para qualquer fixo, assim como as outras operadoras fazem. Isso aumentaria os interesses dos clientes, tanto que poucos tem Tim Fixo, ou então investir mais no fixo da Tim em todo o Brasil.

 

O fixo é um telefone tão popular e de baixo custo aos brasileiros!!!

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de Banda Larga Fixa?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI