Atualizado em: 20/11/2010
A briga da TIM com a Claro pelo 2º lugar em market share leva a crescimento recorde em outubro
O Brasil terminou outubro de 2010 com 194,4 milhões de celulares e uma densidade maior que 100 cel/100 hab., como havia previsto o Teleco (mais detalhes).
O crescimento recorde do mês com adições líquidas 2.967 mil celulares, o maior do ano, superando inclusive o mês de maio (2.945 mil), foi decisivo para que esta marca fosse atingida em outubro.
Este resultado foi impulsionado pela briga entre TIM e Claro pelo 2º lugar em market share de celulares no Brasil. A diferença entre as duas operadoras, que era de 3,2 milhões de celulares em abril, caiu para 1,8 milhões em setembro de 2010. A reação da Claro em Outubro manteve esta diferença estável.
De fato, a TIM liderou em adições líquidas em outubro, mas com uma vantagem de apenas 53 mil celulares em relação à Claro. TIM e Claro foram as responsáveis pelas adições líquidas de Out/10 (3,0 milhões) terem sido muito superiores às de Out/09 (1,9 milhões).
O forte crescimento apresentado pela TIM nos últimos 3 meses fez com que ela ultrapassasse a Vivo em adições líquidas acumuladas no ano.
Com este resultado o Brasil acumula adições líquidas de 20,5 milhões de celulares no ano e de 26,4 milhões nos últimos 12 meses. A disputa entre Claro e TIM pode fazer com que sejam superadas as projeções do Teleco de adições líquidas de 26 milhões de celulares em 2010.
Diante deste cenário pergunta-se:
Trabalho no corporativo da Tim e realmente é visível e ficamos muito felizes pelo fato da mellhor operadora atualmente no Brasil estar de volta buscando seu espaço.
A claro já está indo e que venha a liderança...
Interessante ver como o mercado brasileiro é muito ligado a marketing e preço; não fossem as campanhas agressivas da Tim e sua famosa promoção de 25 centavos ela jamais ampliaria o market share por parecer no meu ponto de vista uma empresa tão estática quanto a Oi.
De longe a Oi e a Tim tem a pior cobertura nacional e ainda assim a Tim mantém-se viva na competição apesar dos rumores.
Já a Oi virou o saco de pancadas do momento, apesar de estar com "a faca e o queijo na mão" nunca soube "partir o queijo" e amarga enorme dívida. Ainda assim não muda sua filosofia e até já entregou o jogo no 3G e ainda aposta no fixo (que está decaindo como um carro sem freio ladeira abaixo).
Faço minha aposta como o maior crescimento de 2011/2012 será a 5ª entrante (diga-se de passagem GVT ou Nextel) e se entrarem com um pequeno diferencial provavelmente deixam uma das grandes comendo poeira.
Com certeza a TIM vai ser a líder em adições líquidas no ano de 2010 e quanto a ultrapassar a Claro em market share isso é apenas questão de tempo, mas acredito que em 2010 isso não venha a ocorrer, mas provavelmente até Jul/2011 esse fato seja consumado!
Em Out/2010 tivemos o dia das crianças que deve ter alavancado as vendas do mês em Nov/2010 deve ser bem inferior a de Outubro e devemos ter um bom resultado em Dez/2010, porém chegar a 26milhões deve ser algo difícil! Quanto a OI isso é uma incógnita.
Eu acredito que a TIM passe a Claro pois a TIM está tendo um crescimento muito grande com as suas promoções em pessoa física e corporativa isso e muito bom para nós. Espero que a Oi reaja porque a TIM já superou a operadora em Pernambuco. Sucesso TIM!
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares