Atualizado em: 03/03/2010
Vivo e TIM são os líderes do 4T10
A Vivo conquistou a liderança em cinco indicadores no 4T10 e a TIM em dois.
Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas. Oi inclui BrT.
A Vivo, que em 2009 liderou em 6 dos 7 indicadores, perdeu a liderança em crescimento e rentabilidade em 2010, mas e conquistou a liderança em ARPU. No 4T10, em particular, a Vivo foi superada em qualidade pela TIM.
O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes 7 indicadores. Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes indicadores.
Market Share: Vivo lidera e Tim é a única a ganhar market share
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou 2010 com 60,8 milhões de celulares e market share de 29,7%. A perda de 0,43 pontos percentuais (p.p.) no 4T10 consumiu os ganhos de market share conquistados no 1º semestre. A Vivo terminou o ano com -0,04 pontos percentuais a menos do que em 2009.
A Tim foi a única operadora a ganhar market share em 2010 (e no 4T10) diminuindo a distância que a separa da Claro para 0,3 p.p.. A Oi foi a operadora que mais perdeu market share.
A Vivo é a líder em market share nas 3 regiões, em 12 das 27 unidades da federação e em 31 das 67 áreas locais (DDD). A Tim assumiu a liderança no Ceará superando a Oi, que lidera apenas na Paraíba e no Maranhão.
* Unidade da Federação
Vivo e Claro lideram em market share de pós-pago. No pré-pago, a Tim está ganhando market share, tendo superado a Claro no 3T10 e reduzido a diferença que a separa da Vivo para 2,4 p.p. no 4T10.
Crescimento: Tim lidera em 2010
A Tim líderou o crescimento do celular em 2010 superando as demais operadoras em adições líquidas de celulares no 2T10, 3T10 e no 4T10. A Vivo, que liderou em adições líquidas no 1T10 ficou em 2º lugar.
Receita líquida: Vivo amplia sua vantagem em relação à Tim
A Vivo ampliou sua liderança em receita líquida em relação à 2ª colocada Tim.
Nota: Tim inclui Intelig. Vivo e Claro adotam o IFRS, Tim e Oi não. Os valores da Claro para o 3T09 e 3T10 foram reportados considerando a integração com a Embratel que elimina receitas comuns.
A receita líquida de dados foi a responsável por grande parte do crescimento da receita da Vivo. Ela foi de R$ 948 milhões no 4T10 com crescimento de 48,1% em relação ao 4T09. A receita de dados já representa 20,7% da receita líquida de serviços da Vivo. Já na Tim, a voz ainda é a principal responsável pelo crescimento da receita.
ARPU: Vivo mantém a liderança no 4T10
O crescimento da receita de dados, estimulada pelos seus investimentos em 3G, ajudaram a Vivo a manter a liderança
em ARPU. A Oi ultrapassou a TIM em ARPU no 4T10.
Nota: Vivo e Claro adotam o IFRS, Tim e Oi não. Os valores da Claro para o 3T09 e 3T10 foram reportados considerando a integração com a Embratel que elimina receitas comuns.
A Tim, que vem crescendo principalmente no segmento pré-pago, apresentou queda no ARPU, mas é a operadora líder em quantidade de minutos de uso mensais por usuário (MOU).
Nota: Oi não divulga este indicador.
Rentabilidade: Oi lidera em Margem EBITDA
A Vivo liderou em rentabilidade no 4T10 com margem EBITDA 34,5%, mas a Oi móvel ainda manteve a liderança no ano.
Nota: Tim inclui Intelig. A América Móvil passou a divulgar os resultados da Claro a partir do 3T10 consolidados com a Embratel.
Qualidade: Tim lidera no 4T10, mas a Vivo mantém a liderança no ano
A Tim liderou no atendimento de metas de qualidade da Anatel no 4T10 com 100% das metas atendidas, mas a Vivo manteve a liderança em 2010.
Enttre as quatro operadoras, a Vivo apresentou o menor índice de reclamações na Anatel nos 4 trimestres de 2010 e o melhor desempenho no atendimento destas reclamações (IDA) nos 12 meses do ano.
Cobertura: Vivo mantém a liderança
A Vivo manteve a liderança em cobertura com 90,2% da população atendida, apesar de estar sendo ameaçada pela Claro. A Vivo atende a mais municípios.
Fonte: Anatel
A Vivo lidera também em cobertura 3G atendendo em 2010 a 1.206 municípios, seguida pela Claro (402), Oi (211) e TIM (195).
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares