Atualizado em:
Produção de Terminais Celulares no Brasil
Atualizado em: 12/03/2004
O mercado brasileiro de celular, um dos 10 maiores do mundo, tem apresentado um crescimento constante, que se acelerou nos últimos dois anos.
Este crescimento permitiu que o Brasil se transformasse em uma plataforma de exportação de telefones celulares. Em 2003 foram exportados US$ 1 bilhão em telefones celulares, metade do que exportaram Embraer ou Vale do Rio Doce que, depois da Petrobrás, são as empresas brasileiras que mais exportam.
* Terminais portáteis de celular
A importação foi bem menor, apesar de ter crescido 179% em 2003.
Os terminais celulares produzidos no Brasil são, de modo geral, modelos projetados no exterior. A produção é feita através de linhas de montagens onde são integrados os componentes, sendo os principais (chip set) importados.
A fabricação de terminais celulares está concentrada em dois polos:
A Zona Franca de Manaus tem uma produção maior que o polo de São Paulo, tendo sido responsável em 2002 por 62% dos aparelhos exportados.
Terminais Celulares (Manaus)
* até set/03. A produção de terminais celulares em 2003 foi 19 milhões.
Segundo dados da Abinee foram produzidos no Brasil 26 milhões de aparelhos celulares em 2003. Os fabricantes em comunicados a imprensa, apresentam as seguintes informações sobre o seu market share neste mercado:
Este cenário positivo, pelos empregos e divisas geradas para o Brasil, coloca no entanto as seguintes questões:
A produção de celulares no Brasil vem crescendo a medida que a demanda pelos usuários não foi ainda completamente atendida.
Alguns fatores fazem com que o usuário de uma maneira geral opte por comprar ou até mesmo trocar seu aparelho, pois suas caracteristicas estão sempre em constante evolução: design, tamanho, e novos recursos fazem com que essa febre de consumo seduza os consumidores a estarem sempre que possível up to date com este novo e permanente sonho de consumo.
O nova fato que começará a catalizar ainda mais a venda de novos aparelhos, é o aparecimento de terminais compatíveis com plataformas WAP 2.0 / xHTML, fato este que consagrará de vez a tão almejada internet móvel.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares