Atualizado em: 24/07/2011
A Claro melhorou o seu desempenho no 2T11
A Claro apresentou no 2º trimestre de 2011 uma melhoria em seus resultados econômicos e operacionais.
Ela terminou o 2T11 com um market share de 25,55%, o maior dos últimos 2 anos.
Este resultado não foi suficiente, no entanto, para impedir a aproximação da TIM que, segundo dados preliminares da Anatel, terminou o trimestre com o mesmo market share da Claro (25,55%) a com uma desvantagem de apenas 9,5 mil celulares em relação à Claro. A Claro ficou na segunda posição em adições líquidas no 2T11 com 2.096 mil celulares, atrás da TIM (2.676 mil).
No 2T11 a Claro aumentou o foco no segmento pré-pago. No 4T10 ela conquistou 53,5% das adições líquidas do pós-pago do Brasil e 20,2% do pré-pago. No 2T11 conquistou 32,2% das adições líquidas do pós e 30,1% do total das adições líquidas de pré-pago no Brasil.
O ARPU da Claro continuou baixo no 2T11 (R$ 17) e o MOU voltou a cair (84 minutos). Estes resultados indicam que a operadora pode estar precisando limpar um pouco mais a sua base, desligando celulares inativos. O seu churn cresceu de 3,3% no 1T11 para 3,5% no 2T11.
A receita líquida da Claro voltou a crescer no 2T11 (3,4%), mais que a da Embratel (2,5%). Na comparação com o 2T10 a receita da Claro cresceu 3,7%.
O baixo crescimento da receita da Claro em 2010 levou a que ela fosse superada pela Embratel. No 2T11 a Claro voltou superar a Embratel.
Estes resultados confirmam o bom desempenho do Grupo América Móvil no Brasil. No 1T11 ele superou a Oi e se tornou o 2º Grupo em receita líquida do país, atrás apenas da Telefonica.
Diante deste cenário pergunta-se:
A fusão da Claro, Embratel e da Net será anunciada este ano?
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