Atualizado em:  07/08/2011

O Desempenho da TIM no 2T11

 

A TIM colheu no 2º Trimestre de 2011 os frutos de sua estratégia de crescimento em voz móvel.

 

A operadora liderou o crescimento do celular no trimestre com adições líquidas de 2,7 milhões de celulares (39,1% do total do mercado) e alcançou o market share da 2ª colocada Claro (25,55%), diminuindo a diferença que a separa desta operadora para 9,5 mil celulares.

 

Ao igualar, com o plano Infinity, o preço das chamadas locais às de longa distância, a TIM conseguiu aumentar a sua base de clientes e assumir a liderança em minutos tarifados de Longa Distância Nacional (LDN).

 

Fonte: Anatel.

 

A receita de longa distância da TIM (41) cresceu 38,7% no 2T11, quando comparada ao do 2T10, e a de voz móvel 15,4%.

 

 

 

A operadora conseguiu ainda um crescimento expressivo na receita de dados móvel (33,5%), na venda de aparelhos (92,8%) e na sua operação fixa (Intelig e TIM Fixo)(23,3%)

 

O crescimento da receita de aparelhos veio com o fim do subsídio na venda de aparelhos. A TIM negociou com fornecedores promoções exclusivas, principalmente para smartphones (54% dos aparelhos vendidos no 2T11). No final do trimestre os Smartphones representavam 15% da base de celulares da TIM.

 

Já o crescimento da receita de dados móvel foi impulsionado pelas promoções para o mercado pré-pago, tanto no SMS quanto no acesso à Internet por R$ 0,50 por dia. A base do Infinity Web (Pré-pago) cresceu de 300 mil usuários únicos por dia em Ago/10 para 1,8 milhões em Jun/11.

 

Como resultado a receita bruta da TIM Brasil cresceu 24,4% (2T11/2T10) e a receita líquida 19,5%, atingindo os objetivos estabelecidos pela Telecom Italia no início de 2010: apostar na TIM Brasil como alavanca para crescimento de sua receita, compensando as perdas na Itália.

 

A receita da Telecom Itália na Itália apresentou crescimento negativo (-7,0%) neste período (2T11/2T10). O crescimento da Fixa foi de -5,6% e o da Móvel -9,2%.

 

Para repetir este crescimento nos próximos 12 meses a TIM vai precisar continuar inovando. O plano Infinity lhe deu a liderança no crescimento de voz móvel, mas as outras operadoras já estão oferecendo promoções com preços próximos tanto para o local como a longa distância. A TIM vai precisar acelerar o crescimento da receita de dados, que no 2T11 representava 14,6% da receita bruta de serviços móveis.

 

 

 

 

Com a compra da AES Atimus, que possui uma extensa rede de fibra óptica nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, a TIM pretende melhorar a qualidade de sua banda larga móvel (3G) conectando suas ERBs com fibra e lançar em 2012 uma oferta de banda larga fixa residencial com velocidades superiores a 10 Mbps.

 

Os desafios para a TIM são grandes, mas a inovação tem sido sua arma para continuar crescendo no mercado brasileiro.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de Banda Larga Fixa?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI