Publicidade

Atualizado em:  07/08/2011

O Desempenho da TIM no 2T11

 

A TIM colheu no 2º Trimestre de 2011 os frutos de sua estratégia de crescimento em voz móvel.

 

A operadora liderou o crescimento do celular no trimestre com adições líquidas de 2,7 milhões de celulares (39,1% do total do mercado) e alcançou o market share da 2ª colocada Claro (25,55%), diminuindo a diferença que a separa desta operadora para 9,5 mil celulares.

 

Ao igualar, com o plano Infinity, o preço das chamadas locais às de longa distância, a TIM conseguiu aumentar a sua base de clientes e assumir a liderança em minutos tarifados de Longa Distância Nacional (LDN).

 

Fonte: Anatel.

 

A receita de longa distância da TIM (41) cresceu 38,7% no 2T11, quando comparada ao do 2T10, e a de voz móvel 15,4%.

 

 

 

A operadora conseguiu ainda um crescimento expressivo na receita de dados móvel (33,5%), na venda de aparelhos (92,8%) e na sua operação fixa (Intelig e TIM Fixo)(23,3%)

 

O crescimento da receita de aparelhos veio com o fim do subsídio na venda de aparelhos. A TIM negociou com fornecedores promoções exclusivas, principalmente para smartphones (54% dos aparelhos vendidos no 2T11). No final do trimestre os Smartphones representavam 15% da base de celulares da TIM.

 

Já o crescimento da receita de dados móvel foi impulsionado pelas promoções para o mercado pré-pago, tanto no SMS quanto no acesso à Internet por R$ 0,50 por dia. A base do Infinity Web (Pré-pago) cresceu de 300 mil usuários únicos por dia em Ago/10 para 1,8 milhões em Jun/11.

 

Como resultado a receita bruta da TIM Brasil cresceu 24,4% (2T11/2T10) e a receita líquida 19,5%, atingindo os objetivos estabelecidos pela Telecom Italia no início de 2010: apostar na TIM Brasil como alavanca para crescimento de sua receita, compensando as perdas na Itália.

 

A receita da Telecom Itália na Itália apresentou crescimento negativo (-7,0%) neste período (2T11/2T10). O crescimento da Fixa foi de -5,6% e o da Móvel -9,2%.

 

Para repetir este crescimento nos próximos 12 meses a TIM vai precisar continuar inovando. O plano Infinity lhe deu a liderança no crescimento de voz móvel, mas as outras operadoras já estão oferecendo promoções com preços próximos tanto para o local como a longa distância. A TIM vai precisar acelerar o crescimento da receita de dados, que no 2T11 representava 14,6% da receita bruta de serviços móveis.

 

 

 

 

Com a compra da AES Atimus, que possui uma extensa rede de fibra óptica nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, a TIM pretende melhorar a qualidade de sua banda larga móvel (3G) conectando suas ERBs com fibra e lançar em 2012 uma oferta de banda larga fixa residencial com velocidades superiores a 10 Mbps.

 

Os desafios para a TIM são grandes, mas a inovação tem sido sua arma para continuar crescendo no mercado brasileiro.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual o principal indicador de qualidade das operadoras de celular?

  Velocidade do acesso
  Tempo de reparo
  Contas sem erro
  Estabilidade da conexão
  Atendimento ao usuário
  Cobertura

EVENTOS

 

Mais Eventos

Consultoria Teleco

SEÇÃO PATROCINADA

Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI