Atualizado em: 08/04/2012
Vivo e Claro são líderes em banda larga móvel no Brasil
O Brasil terminou Fev/12 com 47,2 milhões de acessos banda larga móvel, sendo 38,8 milhões via aparelhos (WCDMA) e 8,3 milhões terminais de dados.
Fonte: Balanço Huawei
Uma revisão dos critérios de contagem de aparelhos 3G por parte de Oi, TIM e Vivo foi responsável pelas adições líquidas de 5,7 milhões de acessos via aparelhos 3G nos dois primeiros meses do ano. A revisão identificou acessos 3G que estavam sendo contabilizados como sendo de tecnologia GSM apenas.
Para avaliar os líderes em banda larga móvel no Brasil a Teleco selecionou em Jan/12 (mais detalhes) os seguintes indicadores, que são analisados a seguir.
Banda Larga Móvel: Vivo assume a liderança
A revisão nos critérios de contagem de aparelhos 3G levou a Vivo à liderança em market share de banda larga móvel no Brasil (33,9%), ultrapassando a Claro. A Vivo totalizou 16,0 milhões de acessos em Fev/12, contra 15,9 milhões da Claro.
Segundo definição da Anatel, a quantidade de acessos banda larga móvel é obtida pela soma da quantidade de acessos via aparelhos 3G com a de terminais de dados.
Pesquisa realizada pela Teleco para o Balanço Huawei da Banda Larga em cinco capitais brasileiras apontou que 79% dos que possuem telefone celular 3G costumam acessar a Internet (mais detalhes).
Aparelhos 3G: Claro continua líder
Claro continua líder em aparelhos 3G com 14,2 milhões de acessos em Fev/12.
São 3G 22,1% dos acessos via aparelhos da Claro, contra 17,6% da Vivo e 14,7% da TIM.
A revisão promovida pela Oi mostrou que a operadora não estava contabilizando todos os celulares 3G de sua base, como se pode observar no salto apresentado pela participação de celulares 3G no total da operadora em Fev/12.
Market Share de Terminais de Dados: Vivo
A Vivo é a operadora líder em market share de terminais de dados com 43,8% dos 8,3 milhões de terminais de dados existentes no Brasil em Fev/12, seguida pela TIM com 29,4%.
Fonte: Anatel
Em terminais de dados estão incluídos todos os dispositivos para comunicação "machine to machine" como modems, tablets, terminais de dados para cartão de crédito, sistemas de monitoramento, etc..
Receita de Dados: Vivo
A Vivo é a líder em receita de dados com R$ 1,8 bilhões no 4T11.
A Claro não divulga este indicador e a Oi, a partir do 4T11, passou a divulgar a receita de dados apenas para o varejo, sem incluir o mercado corporativo.
No 4T11, dados representou 26,1% da receita de serviços da Vivo e 16,7% da TIM.
Cobertura: Vivo
A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo 2.635 municípios (88% da população) em Fev/12.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares