Atualizado em: 09/12/2012
Análise de 10 meses de 2012: O pós-pago teve o dobro das adições líquidas do pré-pago em Jun-Out/12
por José Luis De Souza
Os celulares pós-pagos apresentaram mais que o dobro das adições líquidas dos celulares pré-pagos no período de Jun-Out/12.
Já as adições liquidas do pré-pago no período de Jun-Out/12 foram quase oito vezes inferiores que as dos cinco meses anteriores.
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O pré-pago tem sido o responsável pela queda nas adições líquidas de celulares apresentada pelo Brasil a partir de junho de 2012.
Estes resultados reforçam a tendência do crescimento da participação do pós-pago na base de celulares do Brasil. Existiam 49,4 milhões de celulares pós-pagos no Brasil em Out/12. A quantidade de celulares pós-pagos do Brasil é maior que a do total de celulares de quase todos os países da América Latina (exceto México, com um total de 97 milhões de celulares e Argentina, com um total de 59 milhões de celulares).
Mas, o pós-pago não ficou à margem do processo de redução do crescimento do celular no Brasil.
Apesar das adições líquidas do pós-pago no período de Jun-Out/12 terem crescido em relação aos cinco meses anteriores, as adições líquidas nos primeiros dez meses de 2012 foram 20,4% menores que as de igual período em 2011.
A queda só não foi maior graças ao desempenho da Oi que decidiu focar neste segmento em 2012 e está compensando o baixo desempenho apresentado pela Claro.
Vivo e Oi estão ganhando market share em 2012 e a Claro perdeu 3 pontos percentuais de market share nos primeiros 10 meses do ano.
O mercado de celular no Brasil vive um momento de transição para um mercado mais maduro e com taxas de crescimento menores.
Diante deste cenário pergunta-se:
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