Atualizado em: 02/03/2013
Vivo e Claro são líderes do celular no 4T12
A Vivo liderou no 4º trimestre de 2012 (4T12) em quatro dos sete indicadores do celular acompanhados pelo Teleco e a Claro em dois.
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Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.
O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes sete indicadores.
O indicador de qualidade não pode ser avaliado, pois a Anatel suspendeu em abril a divulgação dos índices de atendimento de metas de qualidade pelas operadoras.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes indicadores no 4T12.
Market Share: Vivo lidera, mas perde market share no trimestre.
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 4T12 com 76,1 milhões de celulares e market share de 29,08%.
A Vivo reduziu para 60 dias o prazo de desligamento de pré-pagos inativos. Este novo critério levou a adições líquidas negativas e a perda de market share no trimestre.
A Vivo é a líder em market share nas 3 regiões, em 11 das 27 unidades da federação e em 28 das 67 áreas locais (DDD).
* Unidade da Federação
No 4T12 ocorreram as seguintes modificações nos líderes em market share por UF e área local:
Com o novo critério de desligamento de pré-pagos a Vivo perdeu market share no pré-pago e a TIM se consolidou na liderança deste segmento.
Já no pós-pago, Vivo e Oi ganharam market share no ano.
Crescimento: Claro lidera em adições líquidas no trimestre
As adições líquidas de 2,9 milhões de celulares do 4T12 confirmaram a tendência de redução da taxa de crescimento para o celular no Brasil.
A Claro liderou o crescimento no trimestre.
A Claro liderou em adições líquidas de pré-pago, mas foi superada pela Vivo no pós-pago.
As adições líquidas da Vivo no trimestre foram impactadas pela redução do prazo de desligamento de pré-pagos inativos para 60 dias.
Receita líquida: Vivo mantém a vantagem em relação às demais operadoras
Nota: Oi só divulga receita para celulares no mercado de varejo (mobilidade pessoal).. Receita da Claro sem eliminação de receitas comuns com Embratel, não inclui longa distância.
A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,8 bilhões no 4T12 e crescimento de 10,7% na comparação com o 4T11.
Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo. Receita da Claro não inclui longa distância.
As receitas das operadoras de celular estão sofrendo o impacto da redução do valor da VUM em 2012. Note-se, entretanto, que continuam crescendo trimestre a trimestre e ano sobre ano, com exceção da Claro.
ARPU: Vivo amplia liderança em ARPU
A Vivo ampliou a liderança em ARPU.
O ARPU de dados da Vivo (R$ 6,8) representou 28,6% do ARPU total (R$ 23,9) no 4T12.
23,8
24,6
22,4
21,9
22,2
23,9
21,0
21,5
19,9
19,3
19,5
20,4
O ARPU da Oi é calculado sem a eliminação de receitas provenientes da Oi fixa, ao contrário do que acontece com a Vivo. A Claro não inclui receitas de longa distância no seu ARPU.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) Brasil continuaram crescendo no 4T12, quando comparados aos trimestres anteriores.
Nota: Oi não divulga este indicador.
Rentabilidade: Telefônica/Vivo lidera em Margem EBITDA
O Grupo Vivo/Telefônica decidiu focar em melhorar a sua rentabilidade e conseguiu uma expressiva melhora em sua margem EBITDA no 4T12.
O Grupo Oi ficou com a segunda colocação.
Nota: A partir do 2T11 foi feita uma modificação no critério de apuração da rentabilidade dos indicadores calculados pelo TELECO, passando a ser considerada a margem EBITDA do grupo reunindo as operações fixas e móveis. Foi necessário fazer esta modificação pois Vivo, Claro e TIM só divulgam este indicador desta forma.
Qualidade: Anatel suspendeu a divulgação dos indicadores
A Anatel parou de divulgar as informações de atendimento de metas de qualidade em abril, o que inviabilizou a análise deste indicador a partir do 2T12.
Vivo e TIM apresentaram a menor quantidade de reclamações na Anatel por 1000 acessos durante o 2º semestre de 2012.
Cobertura: Claro volta a liderar
A Claro voltou a liderar em população (91,2%).
Fonte: Anatel
Mas a Vivo continua na liderança em quantidade de municípios atendidos.
A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo a 3.100 municípios no 4T12, seguida pela Claro (1.119), Oi (612) e TIM (593).
Diante deste cenário pergunta-se:
Como os diferentes critérios de desligamento de clientes pré-pagos utilizados pelas operadoras afetam o market share, o ARPU e o MOU?
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