Atualizado em: 23/03/2013
As operadoras estão privilegiando rentabilidade e não crescimento nesta nova fase do celular no Brasil?
O Celular no Brasil entrou no 2º semestre de 2012 em uma fase de menor crescimento onde as operadoras parecem estar mudando o foco da busca por market share para o aumento da sua rentabilidade através do aumento da receita média por cliente (ARPU).
Esta mudança de foco se refletiu em um aumento do ARPU de Vivo, TIM e Claro no 4T12.
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De fato, desde Jul/12 que as adições líquidas de pós-pago superam as de Pré-pago.
Neste período, o pós-pago acumulou adições líquidas de 5 milhões, contra 1,9 milhões do pré-pago.
A Vivo liderou o crescimento do pós-pago neste período com adições líquidas de 2 milhões.
A Claro foi a 4ª colocada, mas vem aumentando a sua participação (share) nestas adições líquidas, tendo sido a 2ª colocada em Fev/13.
A situação é mais complexa no pré-pago devido aos sucessivos ajustes de base promovidos pelas operadoras. Com uma base com menos inativos a operadora melhora indicadores como ARPU e MOU (minutos de uso) e economiza no pagamento de taxas de fiscalização da Anatel (Fistel).
As adições líquidas negativas de pré-pago da Vivo, por exemplo, podem ser em grande parte atribuídas à redução do prazo para desligamento de inativos para 50 dias. Segundo a operadora, se ela adotasse o mesmo critério de desligamento da TIM (180 dias) ela teria +7,8 milhões de celulares em Dez/12. A TIM era a líder de market share de pré-pago em Fev/13 com uma vantagem de 3,2 milhões em relação a Vivo.
A Claro é a única operadora que tem apresentado um crescimento significativo neste segmento nos últimos meses. Lidera em adições líquidas mensais desde Set/12 e em Fev/13 apresentou adições líquidas de 403 mil pré-pagos, contra 32 mil da TIM, 4 mil da Oi e -107 mil da Vivo.
O desempenho no pré-pago tem sido o responsável para garantir a liderança em adições líquidas de celulares da Claro nos últimos três meses.
Diante deste cenário pergunta-se:
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