Atualizado em: 23/03/2013

As operadoras estão privilegiando rentabilidade e não crescimento nesta nova fase do celular no Brasil?

O Celular no Brasil entrou no 2º semestre de 2012 em uma fase de menor crescimento onde as operadoras parecem estar mudando o foco da busca por market share para o aumento da sua rentabilidade através do aumento da receita média por cliente (ARPU).

 

Esta mudança de foco se refletiu em um aumento do ARPU de Vivo, TIM e Claro no 4T12.

PUBLICIDADE

 

 

 

De fato, desde Jul/12 que as adições líquidas de pós-pago superam as de Pré-pago.

 

 

 

Neste período, o pós-pago acumulou adições líquidas de 5 milhões, contra 1,9 milhões do pré-pago.

 

A Vivo liderou o crescimento do pós-pago neste período com adições líquidas de 2 milhões.

 

 

 

 

 

A Claro foi a 4ª colocada, mas vem aumentando a sua participação (share) nestas adições líquidas, tendo sido a 2ª colocada em Fev/13.

 

 

 

 

A situação é mais complexa no pré-pago devido aos sucessivos ajustes de base promovidos pelas operadoras. Com uma base com menos inativos a operadora melhora indicadores como ARPU e MOU (minutos de uso) e economiza no pagamento de taxas de fiscalização da Anatel (Fistel).

 

As adições líquidas negativas de pré-pago da Vivo, por exemplo, podem ser em grande parte atribuídas à redução do prazo para desligamento de inativos para 50 dias. Segundo a operadora, se ela adotasse o mesmo critério de desligamento da TIM (180 dias) ela teria +7,8 milhões de celulares em Dez/12. A TIM era a líder de market share de pré-pago em Fev/13 com uma vantagem de 3,2 milhões em relação a Vivo.

 

 

 

A Claro é a única operadora que tem apresentado um crescimento significativo neste segmento nos últimos meses. Lidera em adições líquidas mensais desde Set/12 e em Fev/13 apresentou adições líquidas de 403 mil pré-pagos, contra 32 mil da TIM, 4 mil da Oi e -107 mil da Vivo.

 

O desempenho no pré-pago tem sido o responsável para garantir a liderança em adições líquidas de celulares da Claro nos últimos três meses.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI