Atualizado em: 17/08/2013

Vivo, Claro e TIM são líderes do celular no 2T13

 

 

No 2º trimestre de 2013 (2T13), a Vivo liderou em cinco dos sete indicadores do celular acompanhados pelo Teleco e a TIM e Claro em um cada.

 

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Indicador Líderes no
1T13
2T13
Celulares Market Share
Vivo
Vivo
Crescimento Adições Líquidas
Claro
TIM
Receita Receita Líquida
Vivo
Vivo
Receita p/ Cliente ARPU
Vivo
Vivo
Rentabilidade Margem EBITDA
Vivo
Vivo
Qualidade Reclamações na Anatel
Vivo
Vivo
Cobertura População Atendida
Claro
Claro

Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.

 

 

O Teleco acompanha desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através destes sete indicadores.

 

A partir do 1T13 a qualidade passou a ser avaliada através do indicador de reclamações na Anatel. A Anatel suspendeu em abril de 2012 a divulgação dos indicadores de atendimento de metas de qualidade pelas operadoras.

 

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes indicadores no 2T13.

 

 

Market Share: Vivo lidera, mas perde market share no pré-pago

 

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2T13 com 76,2 milhões de celulares e market share de 28,67%.

 

 

 

A TIM foi a única que cresceu em market share no 2T13.

 

- Market Share Variação do Market Share
(pontos percentuais)
1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13

p.p.

(TRI)

p.p. (2T13/2T12)
Vivo 29,81% 29,56% 29,67% 29,08% 28,78% 28,67% (0,11) (0,89)
TIM 26,80% 26,89% 26,81% 26,87% 26,98% 27,17% 0,19 0,28
Claro 24,56% 24,58% 24,51% 24,92% 25,11% 25,01% (0,10) 0,43
Oi 18,53% 18,65% 18,69% 18,81% 18,74% 18,71% (0,03) 0,06

A Vivo é a líder em market share em duas regiões, em 11 das 27 unidades da federação e em 28 das 67 áreas locais (DDD). Em mai/13 a TIM passou a ser a lider em market share na Região I.

- Líder em Market Share no 2T13
Região UF* áreas locais (DDD)
Vivo II e III 11 28
Claro - 8 17 (-1)
Tim I 6 17 (+1)
Oi - 2 5

* Unidade da Federação

A perda em market share da Vivo ocorre no segmento pré-pago devido à adoção de um critério de desligamento mais restritivo que a TIM.

 

Critério de desligamento de pré-pagos:
Vivo
TIM
Validade da recarga vencida há mais de
60 dias
180 dias
e não registraram nenhum tipo de tráfego há mais de
30 dias
90 dias

Nota: Claro e Oi não divulgam seus critérios.

 

Segundo estudo divulgado pela Vivo, ela ainda seria líder em market share de pré-pago se adotasse o mesmo critério de desligamento que a TIM.

 

 

 

 

 

Pré-pago 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13
TIM 28,1% 28,1% 28,1% 28,3% 28,5% 28,8%
Vivo 28,3% 28,0% 28,0% 27,2% 26,7% 26,3%
Claro 23,7% 24,0% 24,1% 24,7% 25,0% 25,0%
Oi 19,6% 19,6% 19,5% 19,5% 19,4% 19,6%

Já no pós-pago, somente a Vivo ganhou market share neste trimestre.

 

 

 

 

Pós-pago 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13
Vivo 36,5% 36,6% 36,9% 36,9% 37,1% 37,8%
Claro 28,2% 27,0% 26,2% 25,7% 25,5% 25,1%
TIM 21,2% 21,3% 21,1% 21,0% 20,8% 20,8%
Oi 13,6% 14,5% 15,3% 15,8% 15,9% 15,3%

 

 

Crescimento: TIM voltou a liderar em adições líquidas no trimestre

 

 

A TIM liderou o crescimento no trimestre e a Claro, líder nos dois trimestres anteriores, caiu para a quarta colocação no 2T13.

 

 

- Adições Líquidas (Milhares)
1T12
2T12
3T12
4T12
1T13
2T13
TIM 3.134 1.656 535 935 856 963
Claro 1.217 1.370 481 1.791 1.070 164
Oi 986 1.302 604 862 256 214
Vivo 3.230 936 1.086
(668)
(150)
212

 

As adições líquidas de 1,7 milhões de celulares do 2T13 confirmaram a tendência de redução da taxa de crescimento para o celular no Brasil.

 

A TIM liderou por ter apresentado um bom desempenho no pré-pago e no pós-pago. Vivo e Claro apresentaram adições líquidas negativas no pré-pago e a Oi no pós-pago.

 

 

 

A Vivo liderou no pós-pago com adições líquidas superiores à soma das outras três operadoras neste segmento, mas apresentou adições líquidas negativas de 955 mil pré-pagos impactadas pela redução do prazo de desligamento de pré-pagos inativos.

 

 

Receita Líquida: Vivo lidera, mas tem crescimento negativo no trimestre

 

 

 

A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,5 bilhões no 2T13, mas teve crescimento negativo (1,7%) na comparação com o 1T13.

 

R$ milhões 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13 Cresc. Tri Cresc.
2T12/2T13
Vivo 5.106
5.128
5.341
5.823
5.636
5.540
(1,7%) 8,0%
TIM 4.187 4.269 4.495 4.821 4.515 4.756 5,3% 11,4%
Claro 3.106 3.002 2.957 3.141 3.019 3.102 2,8% 3,3%
Oi 2.016 2.160 2.197 2.372 2.254 2.150 (4,6%) (0,5%)

Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo. Receita da Claro não inclui longa distância.

 

A Oi teve crescimento negativo da receita no trimestre e no ano.

 

As receitas das operadoras de celular estão sofrendo o impacto da redução do valor da VUM promovida pela Anatel.

 

 

ARPU: Vivo amplia liderança em ARPU

 

 

 

 

A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, contribuiu para uma menor redução no ARPU da Vivo.

 

ARPU (R$) 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13
Vivo

22,4

21,9

22,2

23,9

23,1

22,8
Oi 21,3 21,4 22,2 21,5 20,5 20,0
TIM 19,1 18,3 18,9 19,9 18,5 18,1
Claro 17,0 16,0 15,0 16,0 15,0 15,0
ARPU Brasil

20,0

19,4

19,5

20,4

19,3

19,0

 

O ARPU de dados da Vivo (R$ 7,4) representou 32,3% do ARPU total (R$ 22,8) no 1T13.

 

Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação:

Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) Brasil continuam crescendo quando comparados ao 2T12.

 

Minutos 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13
TIM 126 127 139 150 145 148
Vivo 114 116 123 128 123 128
Claro 105 107 122 126 121 119
MOU Brasil 115 117 128 135 130 132

Nota: Oi não divulga este indicador.

 

 

Rentabilidade: Telefônica/Vivo lidera em Margem EBITDA

 

 

O Grupo Telefônica/Vivo manteve-se na liderança em rentabilidade com margem EBITDA de 30,3%, embora menor que a dos trimestres anteriores.

 

 

 

 

Desde o 4T12 as operadoras veem apresentando margem EBTDA menores. A queda maior neste trimestre foi a da Oi devido a um aumento de custos e despesas como com PDD (Provisão para devedores duvidosos).

 

 

Margem EBITDA 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13
Telefônica/Vivo 34,2% 37,5% 34,4% 43,3% 32,1%
30,3%
Oi 29,7% 31,0% 31,1%
33,3%
30,5%
25,4%
TIM 26,3% 26,7% 25,5% 28,4% 25,9%
24,9%
América Móvil 26,1% 24,0% 24,1% 20,7% 24,6%
23,3%

 

Nota: A partir do 2T11 foi feita uma modificação no critério de apuração da rentabilidade  dos indicadores calculados pelo TELECO, passando a ser considerada a margem EBITDA do grupo reunindo as operações fixas e móveis. Foi necessário fazer esta modificação pois Vivo, Claro e TIM só divulgam  este indicador  desta forma.

 

 

Qualidade: Vivo lidera

 

A partir do 1T13 a qualidade passou a ser avaliada através do indicador de reclamações na Anatel. A Anatel suspendeu em abril de 2012 a divulgação dos indicadores de atendimento de metas de qualidade pelas operadoras.

 

Vivo e TIM apresentaram a menor quantidade de reclamações na Anatel por 1000 acessos durante os dois primeiros meses do 2T13. A Anatel não havia divulgado este índice para Jun/13 quando da publicação deste comentário.

 

 

 

 

A Anatel passou a divulgar o atendimento de indicadores de qualidade de rede em todos os municípios brasileiros. A partir do próximo trimestre estes indicadores serão incorporados a avaliação de qualidade feita por este comentário trimestral.

 

 

Cobertura: Claro continua na liderança

 

A Claro manteve a liderança em população atendida (91,3%), conquistada no 4T12.

 

  População atendida
Operadora 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13
Claro 90,6% 90,6% 90,6% 91,2% 91,3% 91,3%
Vivo 90,7% 90,7% 90,8%
91,0%
91,1%
91,1%
Tim 89,6% 89,6% 89,8% 90,7% 90,8% 90,8%
Oi 87,9% 87,9% 87,9% 87,9% 87,9% 88,2%

Fonte: Anatel

 

 

Mas a Vivo continua na liderança em quantidade de municípios atendidos.

 

  Municípios atendidos
Operadora 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13
Vivo 3.704 3.705 3.713 3.733 3.753 3.754
Claro 3.568 3.568 3.568 3.629 3.634 3.635
Tim 3.212 3.212 3.237 3.351 3.357 3.357
Oi 3.316 3.316 3.316 3.316 3.316 3.316

 

 

A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo a 3.131 municípios no 2T13, seguida pela Claro (1.187), TIM (898) e Oi (864).

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

 

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