Atualizado em: 24/08/2013
TIM lidera em vendas de celulares (chips)
A TIM é a líder em adições brutas de celulares (vendas de chips) há mais de três anos e manteve esta posição no 1º Semestre de 2013 (1S13) vendendo em média 3,2 milhões de celulares (chips) por mês.
A Vivo se manteve na segunda colocação no 1S13 com vendas médias mensais de 2,8 milhões de celulares, seguida pela Claro (2,4 milhões) e pela Oi (2,1 milhões).
PUBLICIDADE
As vendas de celulares atingiram o seu pico no 4º trimestre de 2011 (4T11) e se estabilizaram em 2012 e 2013 em um patamar entre 30 e 35 milhões por trimestre.
Já os cancelamentos, atingiram o seu pico no 4T12, reduzindo desta forma as adições líquidas que representam a diferença entre as vendas e os cancelamentos.
A tabela a seguir apresenta as adições brutas (vendas de chips), cancelamentos e as adições líquidas das operadoras de celular no Brasil no 1S13.
Note-se que as adições brutas de 19,0 milhões de celulares da TIM resultaram em adições líquidas de 1,8 milhões devido ao alto churn mensal (4,1%) que resultou em 17,2 milhões de cancelamentos.
O alto churn, agravado por ajustes de base como o da Vivo que reduziu o prazo para desligamento de celulares inativos, é um dos problemas a ser enfrentado pelas operadoras de celular no Brasil.
O ranking das operadoras em relação a receita de venda de aparelhos acompanha o de adições brutas, com Tim em primeiro, seguida por Vivo, Claro e Oi.
Note-se que apesar da estabilidade nas vendas de chips as operadoras intensificaram a venda de aparelhos no 1S13, quando comparado ao 1S12.
Finalmente, a queda na produção, exportação e importação de telefones celulares no Brasil no 1S13 indica que a venda de telefones celulares como um todo no mercado brasileiro não cresceu em 2013, apesar do aumento da venda de Smartphones.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares