Atualizado em: 15/12/2013
O Brasil terminou setembro de 2013 com 20,9 milhões de acessos banda larga fixa e uma densidade de 10,5 acessos/100 hab.
A Net ultrapassou a Oi em 2013 e assumiu a liderança em market share de banda larga fixa no Brasil com 28,7% dos acessos, seguida pela Oi (28,5%), Vivo (18,6%) e GVT (12,0%).
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Fonte: Teleco
Considerando-se os acessos banda larga fixa da Embratel, o Grupo América Móvil (Embratel/Net) amplia esta liderança para um market share de 29,6%.
A Oi ainda lidera quando se considera os acessos do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que incluem os acessos banda larga e os acessos banda estreita com velocidades inferiores a 256 kbps.
Fonte: Anatel
A Oi é a líder com um market share de SCM (30,3%), seguida pela América Móvil (28,4%), Vivo (19,3%) e GVT (11,1%).
O Brasil tinha 21,8 milhões de acessos SCM em setembro de 2013, dos quais 20,9 milhões eram acessos banda larga fixa.
América Móvil (Embratel/Net) e GVT ganharam market share nos últimos 3 anos com uma estratégia de oferta de acesso a Internet de alta velocidade focada no atendimento das principais cidades do Brasil.
A América Móvil é a líder m acessos SCM com velocidades entre 2 e 12 Mbps e a GVT em acessos com velocidades superiores a 12 Mbps. Oi e Vivo lideram nas velocidades menores ou iguais a 2 Mbps,
A quantidade de municípios atendida por Net e GVT é, no entanto pequena. No final de setembro de 2013 (9M13), a NET oferecia banda larga fixa em 137 municípios e a GVT em 146 municípios.
A baixa capilaridade da banda larga fixa no Brasil é um dos entraves para um crescimento mais acelerado do serviço no Brasil.
Mantidas as tendências atuais, o Brasil levaria cerca de 10 anos para dobrar a sua base de acessos banda larga fixa e atingir uma densidade superior a 20 acessos banda larga fixa/100 hab.
Diante deste quadro pergunta-se:
O que esperar do REPNBL?
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