Atualizado em: 09/08/2014
Vivo lidera em seis dos sete indicadores do celular no 2T14
No 2º trimestre de 2014 (2T14), a Vivo liderou em seis e a Claro em um dos sete indicadores do celular acompanhados pelo Teleco .
PUBLICIDADE
Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.
O Teleco acompanhou de 2007 a 2013 o desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de sete indicadores: celulares, crescimento, receita, ARPU, rentabilidade, qualidade e cobertura.
Em 2014, a Teleco revisou os indicadores considerados, introduzindo os indicares de banda larga móvel e crescimento da receita. O indicador de cobertura foi ampliado para incluir as várias tecnologias e os indicadores de qualidade e de rentabilidade foram retirados da lista. A Anatel não tem divulgado com regularidade os indicadores de qualidade e a margem EBITDA reportada pelas operadoras atualmente envolve as operações fixas e móveis, e receitas de operações extra-ordinárias.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes sete indicadores no 2T14.
Market Share: Vivo lidera
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2 º trimestre de 2014 (2T14) com 79,4 milhões de celulares e market share de 28,78%.
A Vivo e a Oi ganharam market share no 2T14.
p.p.
(TRI)
A Vivo é a líder nas 3 regiões, em 11 das 27 unidades da federação e em 28 das 67 áreas locais (DDD).
No 2T14 a Claro perdeu a liderança nas áreas locai 49 e 71 para TIM e Oi respectivamente.
* Unidade da Federação
A TIM é a líder em market share de pré-pago e ampliou esta liderança no 2T14.
Já no pós-pago, a Vivo continua ampliando sua liderança em market share.
Crescimento: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre
A Vivo liderou o crescimento no trimestre, seguida pela Oi.
A Vivo liderou por ter apresentado um bom desempenho no pós-pago que compensou as adições líquidas negativas no pré-pago.
A Oi foi a 2ª colocada em adições líquidas seguida pela Nextel, que não possui planos pré-pagos.
Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share
A Claro liderou em market share de banda larga móvel no Brasil no 2T14 com 44,0 milhões de acessos (34,2%), seguida pela Vivo com 33,7 milhões (26,3%), TIM com 31,8 milhões (24,8%) e Oi com 17,1 milhões (13,3%).
A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em terminais banda larga e 4G.
Receita Líquida: Vivo lidera
A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$5,8 bilhões no 2T14 e crescimento de 5,1% na comparação com o 2T13.
Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo. Receita da Claro não inclui longa distância
As receitas das operadoras de celular estão sofrendo o impacto da redução do valor da VUM promovida pela Anatel.
Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços, seguida pela Claro.
ARPU: Vivo amplia liderança em ARPU
A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, contribuiu para o crescimento do ARPU da Vivo na comparação do 2T14 com o 2T13.
O ARPU de dados da Vivo (R$ 8,5) representou 36,3% do ARPU total (R$ 23,4) no 2T14.
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação:
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) Brasil se mantiveram estáveis na comparação do 2T14 com o 2T13.
Nota: Oi não divulga este indicador.
Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo era líder em população atendida no 2T14, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela lidera em população atendida com 3G (87,0%) e a Claro em população atendida com 2G (91,5%) e 4G (36,6%).
A Vivo liderava também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares