Atualizado em: 12/10/2014

Telecom deve crescer menos em 2014

Já é possível afirmar que o crescimento do setor de telecomunicações do Brasil, medido pela quantidade de acessos, será menor em 2014 do que em 2013.

 

As adições líquidas de celulares, acessos banda larga fixa (SCM) e de TV por assinatura no acumulado dos primeiro oito meses de 2014 foram inferiores que as de igual período de 2013.

 

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

Esta tendência deve se manter no último trimestre do ano. Na melhor das hipóteses, as adições líquidas nos quatro últimos meses do ano serão semelhantes às de igual período de 2013.

 

A pesquisa de intenção de compra realizada pelo PROVAR/FIA indicou que a intenção de compra de produtos de telefonia e celulares no 4T14 é semelhante à do 4T13.

 

Neste cenário, o ano de 2014 apresentará uma queda no crescimento dos acessos dos principais serviços de telecomunicações.

 

 

 

 

 

 

No celular esta queda no crescimento ocorre no pós-pago.

 

 

 

 

 

O celular passa por uma fase de transição da tecnologia 2G (GSM) para a 3G. O crescimento maior ocorre na quantidade de aparelhos 3G, principalmente smartphones e em 4G. Os terminais de dados (banda larga e M2M) estão apresentando em 2014 crescimento menor do que em 2013.

 

 

 

 

 

Na TV por assinatura, a queda nas adições líquidas ocorreu nos acessos via satélite e nos de TV a cabo.

 

 

 

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI