Atualizado em: 28/12/2014
Balanço do ano: O desempenho do setor foi regular, como nos últimos três anos
O ano de 2014 foi considerado regular por 39% dos que responderam a enquete anual realizada pelo Teleco, resultado semelhante ao apresentado em 2012 e 2013.
Os votos dados a Ruim/Péssimo superaram os de Ótimo/Bom nos últimos três anos.
PUBLICIDADE
Esta queda na avaliação do desempenho do setor está associada à redução na taxa de crescimento dos principais serviços de telecomunicações do Brasil.
Nota:Projeções da Teleco pra 2014.
A queda na taxa de crescimento anual nos últimos três anos foi maior no celular pré-pago, mas aconteceu também nos demais serviços.
Com um crescimento mais lento dos acessos fica mais difícil crescer a receita. A receita líquida das operadoras fixas e móveis cresceu 2,2% no acumulado dos primeiros nove meses de 2014 (9M14), quando comparada a igual período de 2013, menos que a inflação.
Com a receita de voz em queda só resta às operadoras investir no crescimento de dados. A receita de voz fixa está em queda desde 2008 e a receita líquida de voz móvel apresentou, pela primeira vez, queda de 7,1% no acumulado de Jan-Set de 2014. .
Assim, se confirmaram as tendências de crescimento da banda larga móvel no Brasil em 2014:
Estas tendências haviam sido destacadas no comentário do Teleco "O que acompanhar em 2014".
Além do crescimento da banda larga móvel, foram destaques em 2013:
O debate sobre a revisão dos contratos de concessão do STFC ficou para 2015 e os pagamentos móveis ainda estão evoluindo lentamente.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares