Atualizado em:
16/05/2015
Líderes do celular no 1T15
A Vivo liderou em oito dos dez indicadores do celular acompanhados pelo Teleco no 1º trimestre de 2015 (1T15). A Claro e a TIM lideraram nos outros dois indicadores.
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.
Em 2015, estão sendo introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.
Indicadores |
Líder no 1T15 |
1 |
Celulares |
Market Share |
Vivo |
2 |
Pré-pago |
Market Share |
TIM |
3 |
Pós-pago |
Market Share |
Vivo |
4 |
Crescimento Celulares |
Adições Líquidas |
Vivo |
5 |
Banda Larga Móvel |
Market Share de 3G/4G |
Claro |
6 |
Receita |
Receita Líquida |
Vivo |
7 |
Receita de Dados |
Rec. Dados/Rec. de Serviços |
Vivo |
8 |
Crescimento da
Receita |
Cresc. da receita
de serviços |
Vivo |
9 |
Receita p/ Cliente |
ARPU |
Vivo |
10 |
Cobertura |
População Atendida com
2G, 3G e 4G |
Vivo |
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operaoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 1º trimestre de 2015 (1T15).
1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 1º trimestre de 2015 (1T15) com 81,9 milhões de celulares e market share de 28,9%.
Vivo e Claro ganharam market share no 1T15, TIM e Oi perderam.
Market Share |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
Vivo |
28,68% |
28,78% |
28,66% |
28,47% |
28,89% |
TIM |
27,02% |
26,91% |
26,89% |
26,97% |
26,73% |
Claro |
25,13% |
24,95% |
25,01% |
25,33% |
25,39% |
Oi |
18,49% |
18,53% |
18,47% |
18,14% |
17,78% |
A Vivo retomou a liderança em market share na Região I, que havia perdido para a TIM no 4T14.
A Claro tomou da Oi a liderança no DDD 71 (Salvador).
- |
Líder em Market Share no 4T14 |
Região |
UF* |
áreas locais (DDD) |
Vivo |
I, II e III (+1) |
11 |
28 |
Claro |
- |
7 |
16 (+1) |
TIM |
(-1) |
9 |
19 |
Oi |
- |
- |
4 (-1) |
* Unidade da Federação
2) Market Share Pré-pago
A TIM é a líder em market share de pré-pago, mas perdeu market share no 1T15. Já Vivo e Claro ganharam market share no trimestre.
Pré-pago |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
TIM |
29,1% |
29,2% |
29,4% |
29,7% |
29,3% |
Claro |
25,5% |
25,4% |
25,5% |
26,0% |
26,2% |
Vivo |
25,2% |
25,1% |
24,7% |
24,2% |
24,8% |
Oi |
19,8% |
19,9% |
19,9% |
19,6% |
19,3% |
3) Market Share Pós-pago
A Vivo é a líder no pós-pago, mas perdeu market share no trimestre. TIM e Nextel ganharam market share.
Pós-pago |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
Vivo |
40,6% |
41,3% |
41,5% |
41,8% |
41,6% |
Claro |
23,8% |
23,4% |
23,3% |
23,1% |
22,9% |
TIM |
19,9% |
19,3% |
18,7% |
18,5% |
18,7% |
Oi |
13,9% |
13,8% |
13,7% |
13,5% |
13,2% |
Nextel |
1,07% |
1,61% |
1,97% |
2,23% |
2,62% |
4) Crescimento celulares: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre
A Vivo liderou o crescimento no 1T15 com mais que o dobro de adições líquidas da segunda colocada (Claro).
- |
Adições Líquidas (Milhares) |
4T13 |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
Vivo |
630 |
1.220 |
892 |
466 |
115 |
1.942 |
Claro |
1.272 |
45 |
27 |
860 |
1.470 |
835 |
TIM |
539 |
486 |
286 |
674 |
843 |
29 |
Oi |
203 |
363 |
502 |
346 |
(509) |
(530) |
Nextel |
124 |
339 |
367 |
268 |
220 |
308 |
A Vivo liderou em adições líquidas de pós e pré-pago.
A Claro foi a segunda colocada em adições líquidas de pré-pago enquanto TIM e Oi apresentaram adições líquidas negativas neste segmento.
A TIM surpreendeu no pós-pago, ocupando a segunda colocação em adições líquidas no trimestre.
5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share
A Claro manteve a liderança em market share de banda larga móvel no Brasil em jan/15, último mês para o qual a Anatel havia divulgado estas informações quando da publicação deste comentário.
A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.
6) Receita Líquida: Vivo lidera
Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,2 bilhões no 1T15 e crescimento de 8,4% na comparação com o 1T14.
R$ milhões |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
4T14 |
Cresc.
1T15 / 1T14 |
Vivo |
5.759 |
5.824 |
5.938 |
6.219 |
6.243 |
8,4% |
TIM |
4.555 |
4.628 |
4.698 |
5.017 |
4.390 |
(3,6%) |
Claro |
3.024 |
3.033 |
2.929 |
3.186 |
3.035 |
0,4% |
Oi |
2.547 |
2.608 |
2.559 |
2.812 |
2.637 |
3,5% |
Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo. Receita da Claro não inclui longa distância
7) Receita de Dados: Vivo lidera
A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.
Nota: A Claro não divulga este indicador
A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,5 bilhões), seguida pela TIM (R$ 1,2 bilhões).
8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 1T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento superior ao da inflação no período (IPCA= 8,1%).
As receitas das operadoras de celular estão sofrendo o impacto da redução do valor da VUM promovida pela Anatel.
9) ARPU: Vivo amplia liderança em ARPU
Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.
A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 10,2) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 14,1).
ARPU (R$) |
4T13 |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
Vivo |
24,8 |
23,3 |
23,4 |
23,6 |
24,6 |
24,3 |
Oi |
19.9 |
18,5 |
17,7 |
17,4 |
18,7 |
17,7 |
TIM |
19,2 |
18,0 |
17,3 |
17,4 |
18,0 |
17,0 |
Claro |
16,0 |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
13,0 |
ARPU Brasil |
20,1 |
18,9 |
18,6 |
18,6 |
19,3 |
18,2 |
Oi Varejo |
15,6 |
14,9 |
14,0 |
13,7 |
14,4 |
15,4 |
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 1T15 apresentaram queda na comparação com o 1T14.
Minutos |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
Vivo |
135 |
129 |
132 |
141 |
130 |
TIM |
140 |
137 |
136 |
130 |
120 |
Claro |
122 |
117 |
122 |
123 |
81 |
MOU Brasil |
133 |
128 |
130 |
132 |
111 |
Nota: Oi não divulga este indicador.
10) Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo era líder em população atendida no 1T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderava em população atendida com 3G (87,1%) e em população com 4G (40,8%). A Claro liderava em população atendida com 2G (92,0%).
A Vivo liderou também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.
Diante deste cenário pergunta-se:
- Quem pode ameaçar a liderança da Vivo nestes indicadores de celular?
- Este quadro deve se modificar em 2015?
- Quem vai liderar o crescimento do celular em 2015?
- Que operadora está melhor posicionada para o contínuo decréscimo da VU-M?
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