Atualizado em: 13/11/2015
Líderes do celular no 3T15
A Vivo liderou em seis dos dez indicadores do celular acompanhados pelo Teleco, no 3º trimestre de 2015 (2T15). A Claro liderou em dois e a TIM e a Nextel nos demais indicadores.
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.
Em 2015, foram introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 3º trimestre de 2015 (3T15).
1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 3º trimestre de 2015 (3T15) com 79,4 milhões de celulares e market share de 28,8%.
A Claro e a Oi ganharam market share no 3T15, enquanto Vivo e TIM perderam.
No 3T15, a Oi retomou a liderança no DDD 83 (Paraíba) da TIM e a Vivo perdeu a liderança no DDD 24 (Volta Redonda) para a Claro.
2) Market Share Pré-pago
A TIM é a líder em pré-pago, e manteve o market share constante no 3T15. Claro e Oi ganharam market share no trimestre.
3) Market Share Pós-pago
A Vivo é a líder no pós-pago e ganhou market share no trimestre( 0,6 pontos), juntamente com a Nextel (0,4 pontos). A TIM manteve o market share.
4) Crescimento celulares: Nextel lidera em adições líquidas no trimestre
A Nextel liderou o crescimento no 3T15, por atuar apenas no pós-pago.
Vivo, TIM, Claro e Oi apresentaram adições líquidas negativas no pré-pago e por consequência no total de celulares.
A Vivo, a Nextel e a TIM lideraram o crescimento no pós-pago.
5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share
A Claro era a lider em market share de banda larga móvel no Brasil no 3T15.
A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.
6) Receita Líquida: Vivo lidera
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,3 bilhões no 3T15 e crescimento de 6,2% na comparação com o 3T14.
A Claro se manteve estável, com crescimento de 0,03%.
7) Receita de Dados: Vivo lidera
A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.
Nota: A Claro não divulga este indicador
A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,9 bilhões), seguida pela TIM (R$1,3 bilhões). A receita de dados das operadoras cresceu 41,7% no 3T15/3T14.
8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 3T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento positivo.
A queda na receita de voz é a principal responsável por este resultado.
9) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU
A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 11,9) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 12,4).
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 3T15 apresentaram queda de 9,8% na comparação com o 3T14.
A Claro foi a maior responsável por esta queda: passou de 122 minutos de uso no 3T14 para 97 minutos no 3T15.
Nota: Oi não divulga este indicador.
10) Cobertura: Claro passou a Vivo na liderança
A Claro superou a Vivo na liderança em população atendida no 3T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderou em população atendida com 2G (92,3%) e em população com 4G (44,9%). A Vivo continuou liderando em população atendida com 3G (88,3%).
A Vivo continuou liderando em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.
Diante deste cenário pergunta-se:
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