Atualizado em:
27/02/2016
Líderes do celular em 2015
A Vivo liderou em sete dos dez indicadores do celular acompanhados pelo Teleco em 2015, Claro, TIM e Nextel lideraram em um indicador cada.
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.
Em 2015, foram introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.
Indicadores e líderes |
1T15 |
2T15 |
3T15 |
4T15 |
2015 |
1 |
Celulares |
Market Share |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
2 |
Pré-pago |
Market Share |
TIM |
TIM |
TIM |
TIM |
TIM |
3 |
Pós-pago |
Market Share |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
4 |
Crescimento Celulares |
Adições Líquidas |
Vivo |
Vivo |
Nextel |
Nextel |
Nextel |
5 |
Banda Larga Móvel |
Market Share de 3G/4G |
Claro |
Claro |
Claro |
Claro |
Claro |
6 |
Receita |
Receita Líquida |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
7 |
Receita de Dados |
Rec. Dados/Rec. de Serviços |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
8 |
Crescimento da
Receita |
Cresc. da receita
de serviços |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
9 |
Receita p/ Cliente |
ARPU |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
Vivo |
10 |
Cobertura |
População Atendida com
2G, 3G e 4G |
Vivo |
Vivo |
Claro |
Vivo |
Vivo |
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 4 º trimestre de 2015 (4T15) e no ano de 2015.
1) Market Share Celulares: Vivo mantém a liderança
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou 2015 com 73,3 milhões de celulares e market share de 28,4%, muito próximo ao de 2014.
A Claro e a Oi ganharam market share no 4T15, enquanto Vivo e TIM perderam.
Market Share |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
2T15 |
3T15 |
4T15 |
Vivo |
28,68% |
28,78% |
28,66% |
28,47% |
28,89% |
29,26% |
28,78% |
28,42% |
TIM |
27,02% |
26,91% |
26,89% |
26,97% |
26,73% |
26,41% |
26,31% |
25,69% |
Claro |
25,13% |
24,95% |
25,01% |
25,33% |
25,39% |
25,21% |
25,50% |
25,59% |
Oi |
18,49% |
18,53% |
18,47% |
18,14% |
17,78% |
17,78% |
17,93% |
18,64% |
No 4T15, a TIM perdeu a liderança no Ceará e em Pernambuco para a Oi e no DDD 34 (Uberlândia) para a Algar.
- |
Líder em Market Share no 4T15 |
Região |
UF* |
áreas locais (DDD) |
Vivo |
I, II e III |
11 |
27 |
Claro |
- |
7 |
16 |
TIM |
- |
5 (-2) |
17 (-1) |
Oi |
- |
4 (+2) |
6 |
* Unidade da Federação
2) Market Share Pré-pago
A TIM, líder em pré-pago, perdeu market share no 4T15. Claro e Oi ganharam market share no trimestre.
Pré-pago |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
2T15 |
3T15 |
4T15 |
TIM |
29,1% |
29,2% |
29,4% |
29,7% |
29,3% |
28,9% |
28,9% |
28,5% |
Claro |
25,5% |
25,4% |
25,5% |
26,0% |
26,2% |
26,1% |
26,6% |
26,7% |
Vivo |
25,2% |
25,1% |
24,7% |
24,2% |
24,8% |
25,1% |
24,1% |
22,9% |
Oi |
19,8% |
19,9% |
19,9% |
19,6% |
19,3% |
19,4% |
20,0% |
21,3% |
3) Market Share Pós-pago
A Vivo é a líder no pós-pago e ganhou market share no trimestre (0,3 pontos), juntamente com a Nextel (0,1 pontos) e a Claro (0,4 ponto).
Pós-pago |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
2T15 |
3T15 |
4T15 |
Vivo |
40,6% |
41,3% |
41,5% |
41,8% |
41,6% |
41,7% |
42,1% |
42,4% |
Claro |
23,8% |
23,4% |
23,3% |
23,1% |
22,9% |
22,5% |
22,3% |
22,7% |
TIM |
19,9% |
19,3% |
18,7% |
18,5% |
18,7% |
19,1% |
19,1% |
18,5% |
Oi |
13,9% |
13,8% |
13,7% |
13,5% |
13,2% |
12,9% |
12,2% |
11,9% |
Nextel |
1,07% |
1,61% |
1,97% |
2,23% |
2,62% |
2,93% |
3,3% |
3,4% |
4) Crescimento celulares: Nextel lidera em adições líquidas no trimestre e no ano
A Nextel liderou o crescimento em 2015, por atuar apenas no pós-pago.
- |
Adições Líquidas (Milhares) |
4T14 |
1T15 |
2T15 |
3T15 |
4T15 |
2015 |
Vivo |
115 |
1.942 |
776 |
(3.241) |
(6.146) |
(6.670) |
TIM |
843 |
29 |
(1.149) |
(2.027) |
(6.339) |
(9.487) |
Claro |
1.470 |
835 |
(739) |
(849) |
(4.375) |
(5.129) |
Oi |
(509) |
(530) |
(157) |
(769) |
(1.401) |
(2.857) |
Nextel |
220 |
308 |
264 |
291 |
131 |
994 |
Vivo, TIM, Claro e Oi apresentaram adições líquidas negativas no pré-pago e por consequência no total de celulares.
A Vivo liderou o crescimento do pós-pago em 2015.
5) Banda Larga Móvel: Claro mantém a liderança em market share
A Claro manteve a liderança em market share de banda larga móvel no Brasil em 2015.
A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.
6) Receita Líquida: Vivo lidera
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 25,1 bilhões em 2015 e crescimento de 6,2% em relação a 2014. A Claro se manteve estável, com crescimento de 1,03% no ano.
R$ milhões |
4T14 |
1T15 |
2T15 |
3T15 |
4T15 |
2015 |
Cresc.
2015 |
Vivo |
6.203 |
6.229 |
6.212 |
6.286 |
6.409 |
25.137 |
6,2% |
TIM |
5.017 |
4.390 |
4.193 |
3.947 |
3.941 |
16.471 |
(12,8%) |
Claro |
3.186 |
3.035 |
3.057 |
2.930 |
3.003 |
12.025 |
(1,03%) |
Oi |
2.812 |
2.637 |
2.398 |
2.426 |
ND |
ND |
- |
7) Receita de Dados: Vivo lidera
A receita de dados da Vivo superou a de voz no 4T15 tendo representado 51,4% da receita de serviços.
Nota: A Claro não divulga este indicador
A Vivo é a operadora com a maior receita líquida de dados (R$ 11,1 bilhões) com crescimento de 34,1% em 2015.
8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
* Oi: crescimento nos primeiros 9 meses do ano.
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços em 2015, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento positivo. As demais operadoras não conseguiram compensar a queda na receita de voz com o crescimento da receita de dados.
9) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU
A base mais ajustada com um desligamento massivo de pré-pagos inativos e o crescimento da receita de dados tem contribuído para o crescimento do ARPU da Vivo. No 4T15, o ARPU de dados da Vivo (R$ 13,2) superou o de voz (R$ 12,5).
ARPU (R$) |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
2T15 |
3T15 |
4T15 |
Vivo |
23,3 |
23,4 |
23,6 |
24,6 |
24,3 |
23,5 |
24,3 |
25,8 |
TIM |
18,0 |
17,3 |
17,4 |
18,0 |
17,0 |
16,1 |
16,4 |
17,6 |
Claro |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
13,0 |
13,0 |
13,0 |
13,0 |
Oi |
18,5 |
17,7 |
17,4 |
18,7 |
17,7 |
16,3 |
16,7 |
ND |
ARPU Brasil |
18,9 |
18,6 |
18,6 |
19,3 |
18,2 |
17,5 |
17,8 |
- |
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil cresceram no 4T15 devido ao desligamento massivo de pré-pagos inativos promovido pelas operadas em dezembro.
Minutos |
1T14 |
2T14 |
3T14 |
4T14 |
1T15 |
2T15 |
3T15 |
4T15 |
Vivo |
135 |
129 |
132 |
141 |
130 |
131 |
134 |
146 |
TIM |
140 |
137 |
136 |
130 |
120 |
119 |
119 |
120 |
Claro |
122 |
117 |
122 |
123 |
81 |
100 |
97 |
121 |
MOU Brasil |
133 |
128 |
130 |
132 |
111 |
117 |
118 |
130 |
Nota: Oi não divulga este indicador.
10) Cobertura: Vivo recupera a liderança
A Vivo recuperou a liderança em população atendida no 4T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. A Claro liderou em população atendida com 2G (92,8%), a Vivo em 3G (88,8%) e a TIM em 4G (51,5%).
As posições no ranking se repetem quando se considera a quantidade de municípios.
Diante deste cenário pergunta-se:
- Quem pode ameaçar a liderança da Vivo nestes indicadores de celular?
- Este quadro deve se modificar em 2016?
- Quem vai liderar o crescimento do celular em 2016?
- As operadoras deveriam utilizar o mesmo critério de desligamento de pré-pagos?
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