Atualizado em: 27/02/2016
Líderes do celular em 2015
A Vivo liderou em sete dos dez indicadores do celular acompanhados pelo Teleco em 2015, Claro, TIM e Nextel lideraram em um indicador cada.
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.
Em 2015, foram introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 4 º trimestre de 2015 (4T15) e no ano de 2015.
1) Market Share Celulares: Vivo mantém a liderança
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou 2015 com 73,3 milhões de celulares e market share de 28,4%, muito próximo ao de 2014.
A Claro e a Oi ganharam market share no 4T15, enquanto Vivo e TIM perderam.
No 4T15, a TIM perdeu a liderança no Ceará e em Pernambuco para a Oi e no DDD 34 (Uberlândia) para a Algar.
2) Market Share Pré-pago
A TIM, líder em pré-pago, perdeu market share no 4T15. Claro e Oi ganharam market share no trimestre.
3) Market Share Pós-pago
A Vivo é a líder no pós-pago e ganhou market share no trimestre (0,3 pontos), juntamente com a Nextel (0,1 pontos) e a Claro (0,4 ponto).
4) Crescimento celulares: Nextel lidera em adições líquidas no trimestre e no ano
A Nextel liderou o crescimento em 2015, por atuar apenas no pós-pago.
Vivo, TIM, Claro e Oi apresentaram adições líquidas negativas no pré-pago e por consequência no total de celulares.
A Vivo liderou o crescimento do pós-pago em 2015.
5) Banda Larga Móvel: Claro mantém a liderança em market share
A Claro manteve a liderança em market share de banda larga móvel no Brasil em 2015.
A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.
6) Receita Líquida: Vivo lidera
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 25,1 bilhões em 2015 e crescimento de 6,2% em relação a 2014. A Claro se manteve estável, com crescimento de 1,03% no ano.
7) Receita de Dados: Vivo lidera
A receita de dados da Vivo superou a de voz no 4T15 tendo representado 51,4% da receita de serviços.
Nota: A Claro não divulga este indicador
A Vivo é a operadora com a maior receita líquida de dados (R$ 11,1 bilhões) com crescimento de 34,1% em 2015.
8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
* Oi: crescimento nos primeiros 9 meses do ano.
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços em 2015, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento positivo. As demais operadoras não conseguiram compensar a queda na receita de voz com o crescimento da receita de dados.
9) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU
A base mais ajustada com um desligamento massivo de pré-pagos inativos e o crescimento da receita de dados tem contribuído para o crescimento do ARPU da Vivo. No 4T15, o ARPU de dados da Vivo (R$ 13,2) superou o de voz (R$ 12,5).
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil cresceram no 4T15 devido ao desligamento massivo de pré-pagos inativos promovido pelas operadas em dezembro.
Nota: Oi não divulga este indicador.
10) Cobertura: Vivo recupera a liderança
A Vivo recuperou a liderança em população atendida no 4T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. A Claro liderou em população atendida com 2G (92,8%), a Vivo em 3G (88,8%) e a TIM em 4G (51,5%).
As posições no ranking se repetem quando se considera a quantidade de municípios.
Diante deste cenário pergunta-se:
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