Atualizado em: 22/04/2016
Os dois Brasis da Banda Larga Fixa
Para analisar o estágio atual da banda larga fixa no Brasil é necessário dividir o país em dois grupos de municípios:
Os municípios do Grupo A representavam 5% dos municípios, 50% da população e 77% dos acessos banda larga fixa do Brasil em 2015. Eles estão representados no mapa a seguir.
As capitais de estado e principais cidades brasileiras fazem parte do Grupo A de municípios. O PIB per capita do Grupo A (R$ 27,5 mil) é duas vezes maior que o do Grupo B (R$ 13,3 mil).
Esta diferença de renda ajuda a entender o avanço das redes banda larga fixa entre os dois Brasis.. Em 2015, 75% dos acessos banda larga fixa do Grupo A tinham velocidade maior que 2 Mbps, enquanto no Grupo B apenas 38% apresentavam velocidade superior a 2 Mbps. Note-se que apenas parte da área geográfica dos municípios do Grupo A é atendida por redes de alta velocidade.
As diferenças existentes entre os dois Brasis tornam difícil falar de valores médios de velocidades de acesso a internet e outros indicadores para o Brasil.
A liderança em market share de banda larga fixa no Grupo A é da Claro (Net) e da Vivo, operadoras que mais investiram em redes de banda larga fixa de alta velocidade.
Já no Grupo B, a liderança em banda larga fixa é da Oi e das pequenas operadoras (outras).
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares