Atualizado em: 03/07/2016
Os dois Brasis da Telefonia Fixa, Banda Larga Fixa e TV por Assinatura
O Brasil pode ser dividido em dois grupos de municípios ( mais detalhes) para analisar o estágio atual da banda larga fixa no país:
Este comentário estende esta análise para os demais serviços fixos de telecom.
Como se pode notar na figura a seguir, os municípios do Grupo A possuem mais de 77% dos telefones fixos e acessos de banda larga fixa e TV por assinatura do Brasil.
Este resultado mostra que a renda destes municípios é um fator mais importante para as diferenças na distribuição dos acessos entre estes serviços do que a sua disponibilidade. O PIB per capita dos municípios do Grupo A (R$ 27,5 mil) é duas vezes maior que o do Grupo B (R$ 13,3 mil), enquanto a banda larga fixa, que atende a muito menos domicílios que o telefone fixo e a TV por assinatura (DTH), tem uma distribuição de acessos também alta mas um pouco menos concentrada no Grupo A (77,4%) que os outros dois serviços (77,8% e 79,9%).
Note-se que apesar da universalização a densidade (9,2 acessos/100 hab.) da telefonia fixa no Grupo B, é menor que a densidade de banda larga fixa (19,6) e de TV por assinatura (15,7) no Grupo A.
As diferenças entre os dois grupos de municípios aparecem também entre as operadoras líderes em cada grupo.
A Claro é a líder em market share de banda larga fixa (41,4%) e TV por assinatura (59,5%) no Grupo A, enquanto a Vivo lidera em telefonia fixa entre estes municípios.
Já no Grupo B, a liderança em telefonia fixa (63,5%) e banda larga fixa (45,1%) é da Oi, enquanto a Sky lidera em TV por assinatura. O DTH responde por 96% dos acessos de TV por assinatura do Grupo B e 48% dos do Grupo A.
As outras operadoras (não inclui Algar) ocupam a 2ª colocação em market share de banda larga fixa no Grupo B, mas não conseguiram ainda repetir o mesmo desempenho para a telefonia fixa e TV por assinatura.
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares