Atualizado em: 24/03/2017

O desempenho da Oi em 2016

 

A receita líquida da Oi no Brasil apresentou queda de 4,8% em 2016, seguindo a tendência dos anos anteriores.

 

 

 

 

A queda ocorreu nos três segmentos em que reporta sua receita: residencial (-4,1%), mobilidade pessoal (-6,9%) e B2B (-4,6%).

 

 

 

Contribuíram para este resultado a queda no valor das tarifas de interconexão (VU-M), a queda na base de telefones fixos (-772 mil) e perda de market share nos principais serviços, exceto em TV por Assinatura. A Oi liderou o crescimento da TV por assinatura no ano com a oferta de combos no plano Oi Total (mais detalhes).

 

 

 

 

A rentabilidade da Oi caiu também em 2016. Como a queda de 2,3% nos custos e despesas operacionais foi menor que a queda de 4,8% na receita líquida, a margem EBITDA de rotina da operadora caiu para 25,2%.

 

 

 

 

 

O prejuízo da Oi cresceu para R$ 7,1 bilhões em 2016, impactado principalmente pela baixa contábil de R$ 2,8 bilhões de créditos tributários sobre prejuízo fiscal acumulado na linha de imposto de renda e contribuição social, pelo pagamento de juros da dívida e por um EBIT (EBITDA - depreciação) de apenas R$ 60 milhões.

 

 

 

Em processo de recuperação judicial, a dívida líquida da Oi subiu para R$ 40,3 bilhões em 2016.

 

 

 

O caixa da Oi, que havia crescido para R$ 16,8 bilhões em 2015 com a venda dos ativos da Portugal Telecom (mais detalhes), caiu para R$ 7,8 bilhões em 2016.

 

Estes resultados mostram que, além de equacionar a sua dívida, a empresa precisa continuar reduzindo seus custos operacionais e estancar a perda de receita e market share. Para se tornar mais competitiva a Oi tem que aumentar os seus investimentos. O crescimento do Capex em 2016, apesar de positivo, ainda foi insuficiente.

 

 

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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