Atualizado em: 15/07/2017

 

Você investiria em ações de empresas de Telecomunicações?

 

As três operadoras de telecom com ações negociadas na Bovespa apresentaram crescimento do seu valor de mercado nos últimos 18 meses de:

 

Nota: O valor de mercado de uma empresa com ações negociadas na bolsa é calculado pela somatória da multiplicação da quantidade de cada classe de ação (ON, PN) pela cotação da ação.

 

.

Apesar do crescimento expressivo do valor de mercado destas operadoras neste período, apenas a Oi superou a valorização 45,1% do Ibovespa nestes 18 meses.

 

 

 

 

 

No 1º semestre de 2017, no entanto, o valor de mercado da TIM cresceu 25% e o da Oi 53,3%, enquanto o da Telefônica cresceu 1,2% e o Ibovespa 4,4%, o que pode significar que as duas primeiras operadoras podem estar recuperando o valor de mercado perdido nos anos anteriores.

 

 

 

 

 

Operadoras internacionais, como a América Móvil e e a Telefônica, também perderam valor de mercado em US$ nos últimos anos, embora tenham se valorizado no primeiro semestre de 2017. O valor de mercado da Telecom Itália se manteve estável neste período.

 

 

 

 

 

Já nos Estados Unidos, AT&T e Verizon ganharam valor de mercado entre 2013 e 2016, enquanto a europeia Vodafone apresentou uma performance semelhante à de Telefonica. No primeiro semestre de 2017, as duas primeiras perderam valor de mercado enquanto a Vodafone ganhou.  

 

 

 

 

Facebook, Amazon, Netflix e Alphabet (Google) - as chamadas FANG - são exemplos de empresas que tem apresentado um crescimento expressivo de seu valor de mercado nos últimos anos.  O valor de mercado da Amazon cresceu 321% de 2012 a jun/17 e o do Facebook 686%.  Em 2017, todas as ações FANG cresceram mais de 3 x o índice S&P500, que reune as 500 maiores ações americanas.

 

A atratividade das ações das operadoras de Telecom passa então a ser atrelada a sua política de dividendos ou a possibilidade de ganhos com fusões e aquisições.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

Comente!

Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

 

EVENTOS

Mais Eventos