Atualizado em: 23/07/2017
O desempenho da Claro no 1S17
A Claro (Claro, Embratel e Net) apresentou queda na receita líquida (-1,9%) no primeiro semestre de 2017 (1S17), quando comparada ao 1S16. A queda ocorreu na receita líquida do fixo (-0,8%) e na do móvel (-4,1%).
Fonte: América Móvil
Claro Fixo
A receita do fixo foi afetada pela queda no tráfego de voz, perda de assinantes de telefonia fixa e de TV por assinatura e por uma queda no crescimento da banda larga fixa:
Estes resultados levaram à perda de market share nestes três serviços nos cinco primeiros meses de 2017.
*abr/17
Claro Móvel
A Claro apresentou no 1S17 adições líquidas de pós-pago bem próximas às do 1S16, mas reduziu consideravelmente as perdas no pré-pago.
Estes resultados foram suficientes para a Claro ganhar market share no pré-pago nos primeiros cinco meses de 2017, pois a líder TIM apresentou perdas de 3,1 milhões de pré-pagos neste período. Não foram suficientes, no entanto, para evitar a perda de market share no pós-pago.
A receita de serviços móveis cresceu 1,4% no 2T17/2T16, a receita de dados móveis 26,4% e o ARPU cresceu 15% neste período, mas é preciso mais para continuar aumentando a receita do móvel. Acelerar o crescimento no pós-pago é o desafio da Claro para o 2º semestre.
Rentabilidade
A Claro melhorou sua rentabilidade no 1S17, mas ainda existe espaço para o crescimento da sua margem EBITDA.
Diante deste cenário pergunta-se:
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