s

 

Atualizado em: 22/09/2017

 

O desempenho das capitais no ranking cidades amigas da internet

 

 

Uberlândia manteve a 1ª colocação no ranking cidades amigas da internet, elaborado pela Teleco, e que tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais facilitam a instalação de infraestrutura necessária à expansão da Internet.

 

Para a composição do ranking são avaliadas as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes (Subterrâneas ou aéreas). (mais detalhes).

Várzea Grande ficou em 2º lugar e o Rio de Janeiro foi a capital que obteve a melhor colocação tendo subido da posição 64 no ranking de 2016 para a 3ª colocação em 2017. O ranking das capitais ficou assim:

 

 

 

 

 

 

 

São Luis (11ª), Curitiba (12ª), Recife (19ª), Salvador (22ª) e Belém (29ª) estão entre as 30 primeiras colocadas no ranking, enquanto Maceió (50ª) e Porto Alegre (69ª) ocupam uma posição intermediária. As demais capitais consideradas estão entre os dez últimos colocados.

 

 

 

 

 

 

 

O que têm em comum as melhores colocadas do ranking:

Já as piores colocadas apresentam:

 

Apesar da lei das antenas, aprovada em 2015 pelo congresso nacional, muitos municípios continuam com leis antigas com dispositivos que a contrariam. O ranking apurou que apenas um município (Uberlândia) concede autorizações para a instalação de ERBs em um prazo inferior a 2 meses, como estabelece a lei.

 

 

 

 

 

O ranking completo pode ser consultado em Ranking Cidades Amigas.

 

Note-se que este problema não ocorre apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, o FCC está atuando no sentido de simplificar os requisitos para a instalação de small cells, que devem crescer em quantidade com a chegada de 5G.

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

Comente!

Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

EVENTOS

Mais Eventos