Atualizado em: 10/11/2017
Líderes do celular no 3T17
No 3º trimestre de 2017 (3T17), a Vivo liderou em 9 (nove) dos onze indicadores do celular acompanhados pelo Teleco . A TIM liderou em dois indicadores e a Claro em um.
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2017 foi introduzido um novo indicador (IoT) e o indicador de market share de banda larga móvel foi substituído pelo de 4G.
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores no 3T17.
1) Market Share Celulares: Vivo amplia liderança
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 3T17 com 74,6 milhões de celulares e ampliou seu market share para 30,9%.
A TIM, que vem perdendo market share desde o 4T16, foi ultrapassada pela Claro no 3T17.
No 3T17, a Vivo recuperou da Claro a liderança no DDD 24 (Volta Redonda).
2) Market Share de Pré-pago: A líder TIM perde market share
A TIM, líder em pré-pago, continuou sendo a única operadora a perder market share neste segmento no trimestre. A operadora apresentou adições líquidas de -2,4 milhões de pré-pagos no 3T17.
Claro, Vivo e Oi ganharam market share no pré-pago do 3T17.
3) Market Share de Pós-pago: Vivo mantém a liderança
A Vivo manteve a liderança com market share de 42,0%. Claro e TIM ganharam market share no trimestre e a Oi teve perda.
A TIM manteve a segunda posição no 3T17 em market share de pós-pago (excluídos os terminais M2M).
A Nextel manteve em 3,7% o seu market share de pós-pago sem M2M.
4) Crescimento celulares: Vivo liderou em adições líquidas no trimestre
A Vivo liderou o crescimento do celular neste trimestre com adições líquidas de 227 mil celulares e a TIM apresentou as maiores perdas (1,4 milhão).
A Vivoe a Claro conseguiu compensar as perdas no pré-pago com as adições líquidas de pós-pago.
5) Market Share 4G: Vivo lidera em market share
A Vivo é a líder em market share de 4G, seguida pela TIM e pela Claro. Claro e Oi ganharam market share no 3T17.
Vivo e TIM estão mais avançadas na conversão de sua base de celulares para 4G. Seu market share em 4G é maior que o no total de celulares, o que não acontece com Claro e Oi.
A Vivo lidera também em market share de banda larga móvel (que inclui 4G, 3G e terminais banda larga). A Claro é a líder em 3G (32,3%) e a Vivo em terminais banda larga (48,8%).
6) Market Share IoT: Vivo lidera em IoT
A Vivo é a líder em market share, seguida pela Claro. Em um patamar mais abaixo, Tim e Oi disputam a terceira colocação.
7) Receita Líquida: Vivo na liderança
Nota: A Oi, em recuperação judicial, ainda não havia publicado sua receita líquida do 3T17 até a data desse comentário.
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 6,6 bilhões no 3T17 e um crescimento de 2,7% na comparação com o 3T16.
8) Receita de Dados: Vivo lidera
A receita de dados da Vivo já representa 72,9% da sua receita de serviços móveis.
Nota: A Claro não divulga este indicador
A Vivo é a operadora com a maior receita de dados (R$ 4,6 bilhões), seguida pela TIM (R$2,3 bilhões).
9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: TIM lidera
TIM liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 3T17, seguida pela Vivo e Claro.
10) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU
O crescimento da receita de dados tem contribuído para a manutenção do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 20,7) é bem superior ao de voz (R$ 7,7).
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil foram 1,9% menores no 3T17, na comparação com o 3T16.
Nota: Oi não divulga este indicador.
11) Cobertura: Vivo lidera
A Vivo liderou em população atendida nas três tecnologias (2G, 3G e 4G) no 3T17, graças a sua cobertura 3G, disponível para 92,3% da população. A Claro lidera em 2G (92,7%) e a TIM em 4G (77,1%).
A Vivo continuou liderando em quantidade total de municípios e nos atendidos com 2G e 3G. A TIM liderou em municípios atendidos com 4G.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares