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Comentário
publicado em 01/11/2004
Vivo e Claro: Market Share x Rentabilidade
Os resultados do 3º Trimestre de 2004 (3T04) da Vivo e da Claro, 1ª e a 2ª operadoras em número de celulares do Brasil, ilustram o desafio enfrentado pelos operadores de celular para equilibrar crescimento e rentabilidade de suas operações em um mercado em crescimento acelerado como o brasileiro.
A Vivo vem crescendo menos que a média Brasil. Seu market share passou de 45,2% (set/03) para 42,4% (set/04). Já a Claro, passou a crescer mais que a média Brasil em 2004 com a entrada em operação de sua novas licenças de Banda D e E. Seu market share passou de 21,4% (set/03) para 20,6% (set/04). Este crescimento veio no entanto acompanhado de uma queda na sua Margem EBITDA.
Margem EBITDA, é a relação entre EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) e receita líquida. Consulte comentário do Teleco sobre rentabilidade das operadoras.
A Vivo e a Claro apresentam estratégias distintas de atuação no mercado brasileiro:
A Tabela a seguir apresenta o número de celulares de Vivo e Claro (set/04) comparado ao total do Brasil.
Set/04
Celulares (milhares)
A Vivo, a custa de uma perda gradual de market share, tem conseguido manter um nível razoável de margem EBITDA (32,7% no 3T04). Ela não é no entanto a mais conservadora entre as operadoras. O seu ARPU é de R$ 32 e 80% de seus celulares são pré-pago. A Vivo não adota também uma estratégia uniforme em todos os estados. Ela tem apresentado um crescimento maior que a média em áreas onde é Banda B como Paraná e Santa Catarina.
Para a Claro o momento é de crescimento, de forma a ganhar volume nas novas regiões de Banda D/E e manter o market share nas demais áreas onde ocorre a migração para o GSM. A Claro não dispõe de nenhuma operadora de Banda A o que a coloca em um patamar de ARPU (R$ 28 em 3T04) menor que a Vivo. A questão que se coloca é quanto tempo levará para que a Margem EBITDA (3,2% em 3T04) volte a patamares aceitáveis. Um bom indício nesta direção é o crescimento da receita líquida apresentada pela Claro nos últimos meses.
Receita Líquida (R$ milhões)
Esta análise feita para a Vivo e Claro poderia ser repetida comparando-se a Tim Participações (Tim Nordeste e Sul), operadoras de Banda A da Tim e a Oi, obtendo-se situações semelhantes.
Diante deste quadro pergunta-se:
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