Atualizado em: 06/04/2018
Quem são as operadoras competitivas de BL Fixa?
As operadoras competitivas de BL fixa terminaram 2017 com 5,9 milhões de acessos (20,6% do total) e foram responsáveis por 81% das adições líquidas de BL fixa no ano. São consideradas competitivas todas as prestadoras de SCM, exceto as líderes deste segmento (Claro, Vivo e Oi),
A grande maioria destas prestadoras atende ao mercado residencial e às pequenas e médias empresas. Existem, no entanto, prestadoras com foco maior no mercado corporativo ou no mercado de atacado de transporte e redes metropolitanas.
As dez maiores em quantidade de acessos
Entre as 4 mil prestadoras competitivas que reportaram acessos à Anatel em dez/17, apenas dez possuíam mais de 50 mil acessos BL fixa.
Fonte: SICI - Anatel
Diferentes tecnologias são utilizadas por estas prestadoras na maior parte de seu acesso BL fixa:
Estas dez prestadoras possuem conjuntamente 2,0 milhões de acessos BL fixa em 2017, 33% do total. Note-se que muitas delas são operadoras regionais em estados do Nordeste.
As treze com 20 a 50 mil acessos BL Fixa em 2017
Existiam em 2017, treze prestadoras entre 20 e 50 mil acessos BL fixa que totalizavam 451 mil acessos (7,6% do total).
A maior parte destas prestadoras atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro. A Voce, no entanto, atua no Amapá e a Unifique e a MKS no sul do país.
A tecnologia da maior parte de seus acessos era:
Como estão distribuídas estas prestadoras
É importante ressaltar que a quantidade de acessos BL Fixa das competitivas são na realidade maiores que as reportadas para a Anatel. Muitas destas prestadoras não reportam seus acessos mensalmente.
Se somarmos, por exemplo, os acessos das prestadoras de SCM que reportaram acessos em nov/17, mas não o fizeram em dez/17, a quantidade de acessos BL fixa do Brasil em 2017 teria um acréscimo de 298 mil acessos.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares