Atualizado em: 27/04/2018

Quem teve o melhor desempenho no 1T18: Vivo ou Claro?

 

 

Vivo e Claro são as duas principais operadoras de telecom do Brasil, com receita líquida no 1T18 de R$ 10,5 bilhões e R$ 8,7 bilhões, respectivamente. Na Vivo, 61,5% da receita vem do móvel e na Claro 65,9% vem do fixo.

 

 

Nota: Dados proforma da Vivo (excluindo os efeitos da adoção da IFRS 151). Informações da Claro têm como fonte a America Móvil.

 

A receita líquida total da Vivo cresceu 1,6% na comparação 1T18/1T17, enquanto a da Claro apresentou queda (-0,6%).

 

 

Nota: Crescimento em relação ao trimestre do ano anterior.

 

 

A Claro apresentou maior crescimento na receita líquida de serviços móveis (+8,3%), mas ele não foi suficiente para compensar a queda na receita de serviços fixos (-4,3%).

 

 

Nota: Crescimento em relação ao trimestre do ano anterior.

 

O pós-pago foi o principal responsável pelo crescimento da receita do móvel da Claro (+22,2%), seguido pela receita de dados no pré-pago (+9,3%).

 

Já na Vivo, o crescimento do móvel ocorreu principalmente na receita de serviços digitais (+256%), que inclui áreas como entretenimento, educação, propaganda, saúde, segurança, serviços financeiros e M2M. A receita de voz sainte apresentou queda de 30,6% e a de pacotes de dados (internet) queda de 7,8%.

 

A Claro e a Vivo apresentaram crescimento negativo da receita de serviços fixos (banda larga, TV por assinatura e telefonia), mas as perdas da Claro foram maiores.

 

 

Nota: Crescimento em relação ao trimestre do ano anterior.

 

Na Vivo, a receita de banda larga fixa cresceu 15,7% neste período, mas a receita de voz fixa e TV por assinatura apresentaram perdas de 14,1% e 1,5% respectivamente.

 

A queda na receita do fixo na Claro ocorreu na longa distância (-22,3%) e na TV por assinatura (-5,2%), prinicpalmente DTH. A receita de banda larga fixa cresceu 9,3% neste período.

 

A Claro liderou em adições líquidas de BL fixa no 1T18 e a Vivo nos demais serviços.

 

 

Nota: BL fixa tem como fonte as operadoras, nos demais serviços Anatel.

 

Ambas as empresas estão procurando melhorar a sua rentabilidade, mas a Vivo tem apresentado margem EBITDA maior que a da Claro.

 

 

 

 

 

 

Diante deste cenário, pergunta-se:

 

 

 

 

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