Atualizado em:
19/05/2018
Líderes do celular no 1T18
No 1º trimestre de 2018 (1T18), a Vivo liderou em 9 (nove) dos onze indicadores do celular acompanhados pelo Teleco. A TIM e Claro lideraram em um em indicador cada.
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2017 foi introduzido um novo indicador (IoT) e o indicador de market share de banda larga móvel foi substituído pelo de 4G.
Líder no |
2017 |
1T18 |
1 |
Celulares |
Market Share |
Vivo |
Vivo |
2 |
Pré-pago |
Market Share |
TIM |
TIM |
3 |
Pós-pago |
Market Share |
Vivo |
Vivo |
4 |
Crescimento de Celulares |
Adições Líquidas |
Vivo |
Vivo |
5 |
4G |
Market Share de 4G |
Vivo |
Vivo |
6 |
IoT |
Market Share de M2M |
Vivo |
Vivo |
7 |
Receita |
Receita Líquida |
Vivo |
Vivo |
8 |
Receita de Dados |
Rec. Dados/Rec. de Serviços |
Vivo |
Vivo |
9 |
Crescimento da
Receita |
Cresc. da Receita
de Serviços |
TIM |
Claro |
10 |
Receita p/ Cliente |
ARPU |
Vivo |
Vivo |
11 |
Cobertura |
População Atendida
2G, 3G e 4G |
Vivo |
Vivo |
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores no 1T18.
1) Market Share Celulares: Vivo amplia liderança
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, começou o ano de 2018 com 75,1 milhões de celulares (1T18) e ampliou seu market share para 31,9%. Todas as outras operadoras perderam market share no trimestre.
A Claro ultrapassou a TIM em market share no 3T17 e vem se concolidando na 2ª colocação.
Market Share |
1T17 |
2T17 |
3T17 |
4T17 |
1T18 |
Vivo |
30,48% |
30,70% |
30,93% |
31,69% |
31,85% |
Claro |
24,81% |
24,89% |
25,05% |
24,95% |
24,95% |
TIM |
25,48% |
25,12% |
24,64% |
24,79% |
24,55% |
Oi |
17,33% |
17,36% |
17,39% |
16,47% |
16,45% |
No 1T18, a Oi recuperou da TIM a liderança em Pernambuco.
- |
Líder em Market Share no 1T18 |
Região |
UF* |
Áreas de Registro (DDD) |
Vivo |
I, II e III |
13 |
31 |
Claro |
- |
6 |
13 |
TIM |
- |
5(-1) |
16 |
Oi |
- |
3(+1) |
6 |
* Unidade da Federação
2) Market Share de Pré-pago: A líder TIM perde market share
A TIM, líder em pré-pago, perdeu market share no 1T18. A Vivo, que desde o 4T17 vem aumentando seu market share no pré-pago, passou a Claro neste trimestre e passou a ocupar a 2ª colocação.
A Oi também ganhou market share no trimestre.
Pré-pago |
1T17 |
2T17 |
3T17 |
4T17 |
1T18 |
TIM |
28,7% |
28,1% |
27,3% |
27,5% |
27,2% |
Vivo |
24,8% |
24,8% |
24,9% |
25,7% |
25,90% |
Claro |
25,7% |
26,0% |
26,3% |
26,1% |
25,86% |
Oi |
20,2% |
20,5% |
20,9% |
20,1% |
20,4% |
3) Market Share de Pós-pago: Vivo mantém a liderança
A Vivo manteve a liderança no pós-pago (41,4%), mas continuou perdendo market share no trimestre.
Pós-pago |
1T17 |
2T17 |
3T17 |
4T17 |
1T18 |
Vivo |
42,0% |
42,3% |
42,1% |
41,8% |
41,4% |
Claro |
23,0% |
22,8% |
22,8% |
23,1% |
23,5% |
TIM |
19,0% |
19,3% |
19,8% |
20,2% |
20,4% |
Oi |
11,5% |
11,2% |
10,9% |
10,4% |
10,2% |
A Claro manteve a segunda colocação, mas é superada pela TIM quando são excluídos do pós-pago os terminais M2M.
A Nextel manteve em 3,8% o seu market share de pós-pago sem M2M.
4) Crescimento celulares: Vivo liderou em adições líquidas no trimestre
A Vivo liderou o crescimento do celular neste trimestre com adições líquidas de 158 mil celulares. Oi, Claro e TIM apresentaram perdas no trimestre.
- |
Adições Líquidas (Milhares) |
4T16 |
|
|
|
4T17 |
2017 |
1T18 |
Vivo |
283 |
|
|
|
378 |
204 |
158 |
TIM |
171 |
-1.550 |
-1.036 |
-1.441 |
-756 |
127 |
-740 |
Claro |
-3.348 |
66 |
36 |
126 |
-1.376 |
-1.516 |
-213 |
Oi |
-4.227 |
-60 |
-47 |
-120 |
-2.969 |
-1.531 |
-160 |
Nextel |
81 |
13 |
-30 |
51 |
165 |
119 |
153 |
A Vivo conseguiu compensar as perdas no pré-pago com as adições líquidas de pós-pago, o que não ocorreu com Claro, TIM e Oi.
5) Market Share 4G: Vivo lidera em market share
A Vivo é a líder em market share de 4G, seguida pela TIM. Apenas Oi ganhou market share no 1T18.
Vivo e TIM estão mais avançadas na conversão de sua base de celulares para 4G. Seu market share em 4G é maior que no total de celulares, o que não acontece com Claro e Oi.
A Vivo lidera também em market share de banda larga móvel (que inclui 4G, 3G e terminais banda larga). A Claro é a líder em 3G (33,0%) e a Vivo em terminais banda larga (47,1%).
6) Market Share IoT: Vivo lidera em IoT
A Vivo é a líder em market share, seguida pela Claro. Em um patamar mais baixo, Tim e Oi disputam a terceira colocação.
A Vivo liderou em adições líquidas de M2M no trimestre (353 mil), seguida pela Claro (244 mil), Oi (78 mil) e TIM (61 mil).
7) Receita Líquida: Vivo na liderança
Nota: A Oi, em recuperação judicial, ainda não havia publicado sua receita líquida do 1T18 até a data desse comentário.
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 6,7 bilhões no 1T18 e um crescimento de 4,2% na comparação com o 1T17. Tim e Claro tiveram índices de crescimento superiores, 4,3% e 7,2% respectivamente.
R$ milhões |
4T16 |
1T17 |
2T17 |
3T17 |
4T17 |
1T18 |
Cresc.
1T18/ 1T17 |
Vivo |
6.593 |
6.464 |
6.534 |
6.610 |
6.850 |
6.735 |
4,2% |
TIM |
3.842 |
3.773 |
3.747 |
3.884 |
4.043 |
3.934 |
4,3% |
Claro |
2842 |
2883 |
2.826 |
2.913 |
3.051 |
3.090 |
7,2% |
Oi |
2.295 |
2.296 |
2.218 |
2.289 |
2.241 |
- |
* |
Nota: A Oi não havia divulgado seus resultados do 1T18 quando da publicação deste comentário
8) Receita de Dados: Vivo lidera
A receita de dados da Vivo já representa 77,8% da sua receita de serviços móveis.
Nota: A Claro não divulga este indicador
Nota: A Oi não havia divulgado seus resultados do 1T18 quando da publicação deste comentário
A Vivo é a operadora com a maior receita de dados (R$ 5,0 bilhões), seguida pela TIM (R$ 2,4 bilhões). A composição da receita de dados da Vivo no 1T18 era: 62,6% pacotes de dados (Internet), 31,3% serviços digitais e 6,1% SMS.
9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Claro lidera
Nota: A Oi não havia divulgado seus resultados do 1T18 quando da publicação deste comentário
A Claro liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 1T18, seguida pela TIM e pela Vivo.
10) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU
Nota: A Oi não havia divulgado seus resultados do 1T18 quando da publicação deste comentário
O crescimento da receita de dados tem contribuído para a manutenção do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 22,2) é bem superior ao de voz (R$ 6,4) que vem diminuindo.
ARPU (R$) |
1T17 |
2T17 |
3T17 |
4T17 |
1T18 |
Vivo |
28,0 |
28,2 |
28,4 |
29,2 |
28,6 |
TIM |
19,0 |
19,4 |
20,5 |
21,9 |
21,6 |
Oi |
16,2 |
15,4 |
16,1 |
16,2 |
* |
Claro |
15,0 |
15,0 |
15,0 |
16,0 |
17,0 |
ARPU Brasil |
20,3 |
20,3 |
20,8 |
21,8 |
- |
Nota: A Oi não havia divulgado seus resultados do 4T17 quando da publicação deste comentário
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil cresceram no 1T18, na comparação com o 1T17.
Minutos |
1T17 |
2T17 |
3T17 |
4T17 |
1T18 |
Vivo |
157 |
154 |
160 |
166 |
ND |
TIM |
107 |
107 |
111 |
115 |
115 |
Claro |
85 |
81 |
87 |
103 |
107 |
MOU Brasil |
119 |
117 |
122 |
131 |
- |
Nota: Oi não divulga este indicador.
11) Cobertura: Vivo lidera
A Vivo liderou em população atendida no 1T18, graças a sua cobertura 3G, disponível para 93,4% da população. A Claro lidera em 2G (93,0%) e a TIM em 4G (87,1%).
A Vivo continuou liderando em quantidade total de municípios e em municípios atendidos com 2G e 3G. A TIM liderou em municípios atendidos com 4G.
Diante deste cenário pergunta-se:
- Quem pode ameaçar a liderança da Vivo nestes indicadores de celular?
- Este quadro deve se modificar nos próximos trimestres?
- Quem vai liderar o crescimento do celular em 2018?
- Que fatores terão maior impacto nos indicadores financeiros?
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