Atualizado em: 23/06/2018

 

O Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes 2018

 

 

O Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes, elaborado pela Teleco, tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

 

Para sua composição foram avaliados a existência e utilização de 26 serviços de cidades inteligentes, nas áreas de mobilidade urbana, E-Gov, Educação/Saúde, meio ambiente e gestão municipal. (mais detalhes).

 

A oferta de serviços de Governo Eletrônico (E-Gov) como a emissão de boletos de tributos, emissão de licenças e consulta de processos administrativos, acontece em mais de 80% dos 100 maiores municípios brasileiros.

 

 

 

 

Os serviços de mobilidade urbana aparecem em seguida, com destaque para os aplicativos de horários de transporte público que permitem aos usuários monitorar percursos de ônibus em tempo real.

 

Os serviços de matrícula online foram o destque na áea de educação, estando presentes em 19 dos 100 municípios. A disponibilização de serviços inteligentes nas áreas de meio ambiente e gestão municipal ainda é incipiente.

Apresenta-se a seguir as dez primeiras colocadas da 1ª edição do ranking de serviços de cidades inteligentes.

 

 

Notas: 1 a 5

 

 

 

A 1ª colocada, Juiz de Fora, possui 16 dos 26 serviços inteligentes pesquisados, com a seguinte utilização:

Todas as 100 cidades pesquisadas possuem algum serviço de cidade inteligente, inclusive a última colocada do ranking (Campina Grande) que possui três serviços de cidades inteligentes.

 

O ranking completo pode ser consultado em Ranking de Serviços de Cidades nteligentes.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

Comente!

Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

EVENTOS

Mais Eventos