Atualizado em: 18/08/2018

Líderes do celular no 2T18

 

No 2º trimestre de 2018 (2T18), a Vivo liderou em 8 (oito) dos onze indicadores do celular acompanhados pelo Teleco. A Claro liderou em dois indicadores e a TIM em um.

 

 

O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2017 foi introduzido um novo indicador (IoT) e o indicador de market share de banda larga móvel foi substituído pelo de 4G.

 

Líder no 1T18 2T18
1
Celulares Market Share Vivo Vivo
2
Pré-pago Market Share TIM TIM
3
Pós-pago
Market Share
Vivo Vivo
4
Crescimento de Celulares
Adições Líquidas
Vivo Claro
5
4G
Market Share de 4G
Vivo Vivo
6
IoT Market Share de M2M Vivo Vivo
7
Receita
Receita Líquida
Vivo Vivo
8
Receita de Dados
Rec. Dados/Rec. de Serviços
Vivo Vivo
9
Crescimento da
Receita
Cresc. da Receita de Serviços
Claro Claro
10
Receita p/ Cliente
ARPU
Vivo Vivo
11
Cobertura
População Atendida
2G, 3G e 4G
Vivo Vivo

Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi. A Nextel é incluída em alguns indicadores a título de informação.

 

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores no 2T18.

 

1) Market Share Celulares: Vivo amplia liderança

 

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o segundo trimestre de 2018 (2T18) com 75,3 milhões de celulares e ampliou seu market share para 32,0%. Apenas a TIM perdeu market share no trimestre.

 

 

A Claro ultrapassou a TIM em market share no 3T17 e vem se consolidando na 2ª colocação.

 

Market Share 1T17 2T17 3T17 4T17
1T18
2T18
Vivo
30,48%
30,70%
30,93%
31,69%
31,85%
32,02%
Claro
24,81%
24,89%
25,05%
24,95%
24,95%
25,10%
TIM
25,48%
25,12%
24,64%
24,79%
24,55%
24,06%
Oi
17,33%
17,36%
17,39%
16,47%
16,45%
16,53%

 

No 2T18, a TIM perdeu a liderança no DDD 99 (Imperatriz no Maranhão) para a Vivo.

 

- Líder em Market Share no 2T18
Região UF* Áreas de Registro (DDD)
Vivo I, II e III 13 32 (+1)
Claro - 6 13
TIM - 5 15 (-1)
Oi - 3 6
* Unidade da Federação

 

 

2) Market Share de Pré-pago: A líder TIM perde market share

 

A TIM, líder em pré-pago, vem perdendo market share desde o 1T17 e está praticamente empatada com a Claro e a Vivo.

 

 

A TIM foi a única que perdeu market share no trimestre, por ter apresentado adições líquidas de -2,0 milhões de pré-pagos no trimestre.

 

Pré-pago 1T17 2T17 3T17 4T17
1T18
2T18
TIM
28,7%
28,1%
27,3%
27,5%
27,2%
26,4%
Claro
25,7%
26,0%
26,3%
26,1%
25,86%
26,2%
Vivo
24,8%
24,8%
24,9%
25,7%
25,90%
26,0%
Oi
20,2%
20,5%
20,9%
20,1%
20,4%
20,7%

 

3) Market Share de Pós-pago: Vivo mantém a liderança

 

A Vivo manteve a liderança no pós-pago (41,3%), mas continuou perdendo market share no trimestre, apesar de ter liderado em adições líquidas de pós-pago no trimestre.

 

 

 

 

Pós-pago 1T17 2T17
3T17
4T17
1T18
2T18
Vivo
42,0%
42,3%
42,1%
41,8%
41,4%
41,3%
Claro
23,0%
22,8%
22,8%
23,1%
23,5%
23,4%
TIM
19,0%
19,3%
19,8%
20,2%
20,4%
20,5%
Oi
11,5%
11,2%
10,9%
10,4%
10,2%
10,2%

 

A Claro manteve a segunda colocação, mas é superada pela TIM quando são excluídos do pós-pago os terminais M2M.

 

 

 

A Nextel ficou com 3,9% em market share de pós-pago sem M2M.

 

4) Crescimento de celulares: Claro liderou em adições líquidas no trimestre

 

A Claro liderou o crescimento do celular neste trimestre com adições líquidas de 195 mil celulares. A TIM apresentou perdas de 1.340 mil no trimestre.

 

 

 

 

- Adições Líquidas (Milhares)
4T16
1T17
2T17
3T17
4T17
2017
1T18
2T18
Vivo
283
219
338
227
378
204
158
164
TIM
171
-1.550
-1.036
-1.441
-756
127
-740
-1340
Claro
-3.348
66
36
126
-1.376
-1.516
-213
195
Oi
-4.227
-60
-47
-120
-2.969
-1.531
-160
79
Nextel
81
13
-30
51
165
119
153
135

 

Claro, Vivo e Oi conseguiram compensar as perdas no pré-pago com as adições líquidas de pós-pago, o que não ocorreu com a TIM.

 

 

 

5) Market Share 4G: Vivo lidera em market share

 

A Vivo é a líder em market share de 4G, seguida pela TIM. Claro e Oi ganharam market share no 2T18.

 

 

A Claro liderou o crescimento da 4G com adições líquidas de 2,6 milhões no trimestre, seguida pela Vivo (1,9 milhões), TIM (1,8 milhões) e Oi (1,5 milhões). A tendência é a Claro ganhar market share em 4G e a TIM perder, uma vez que a Claro, ao contrário da TIM, tem um market share em 4G menor que no total de celulares. O market share do total de celulares de Vivo e Oi é praticamente o mesmo do de 4G.

 

A Vivo lidera também em market share de banda larga móvel (que inclui 4G, 3G e terminais banda larga). A Claro é a líder em 3G (33,0%) e a Vivo em terminais banda larga (47,1%).

 

 

 

6) Market Share IoT: Vivo lidera em IoT

 

A Vivo é a líder em market share de M2M, seguida pela Claro. Em um patamar mais baixo, Tim e Oi disputam a terceira colocação.

 

 

A Vivo liderou em adições líquidas de M2M no trimestre (353 mil), seguida pela Claro (244 mil), Oi (78 mil) e TIM (61 mil).

 

7) Receita Líquida: Vivo na liderança

 

A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 6,8 bilhões no 2T18 e um crescimento de 4,2% na comparação com o 2T17. Tim e Claro tiveram índices de crescimento superiores, 5,8% e 10,5% respectivamente.

 

 

R$ milhões 1T17 2T17
3T17
4T17
1T18
2T18
Cresc.
2T18/ 2T17
Vivo
6.464
6.534
6.610
6.850
6.735
6.810
4,2%
TIM
3.773
3.747
3.884
4.043
3.934
3.965
5,8%
Claro
2885
2.826
2.913
3.051
3.090
3.122
10,5%
Oi
2.296
2.218
2.289
2.241
2.174
1.978
-10,8

 

 

8) Receita de Dados: Vivo lidera

 

A receita de dados da Vivo já representa 78,5% da sua receita de serviços móveis.

 

 

Nota: A Claro não divulga este indicador

 

A Vivo é a operadora com a maior receita de dados (R$ 5,0 bilhões), seguida pela TIM (R$ 2,5 bilhões). A composição da receita de dados da Vivo no 2T18 era: 61,0% pacotes de dados (Internet), 33,3% serviços digitais e 5,7% SMS.

 

9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Claro lidera

 

 

 

A Claro liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 2T18, seguida pela TIM e pela Vivo.

 

10) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU

 

O aumento da competição em pacotes de dados tem levado a uma queda no ARPU da Vivo, mas a operadora ainda mantém um ARPU maior que as demais. A venda de serviços digitais tem contribuído para este resultado da Vivo.

 

ARPU (R$) 1T17
2T17
3T17
4T17
1T18
2T18
Vivo
28,0
28,2
28,4
29,2
28,6
28,1
TIM
19,0
19,4
20,5
21,9
21,6
21,9
Claro
15,0
15,0
15,0
16,0
17,0
17,0
Oi
16,2
15,4
16,1
16,2
16,3
16,1
ARPU Brasil
20,3
20,3
20,8
21,8
21,8
21,7

Nota: Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.

 

11) Cobertura: Vivo lidera

 

A Vivo liderou em população atendida no 2T18, graças a sua cobertura 3G, disponível para 93,7% da população. A Claro lidera em 2G (93,0%) e a TIM em 4G (87,4%).

 

 

A Vivo continuou liderando em quantidade total de municípios e em municípios atendidos com 2G e 3G. A TIM liderou em municípios atendidos com 4G.

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

Comente!

Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

 

EVENTOS

Mais Eventos