Atualizado em: 31/08/2018

Quem teve o melhor desempenho no 2T18: Vivo ou Claro?

 

Vivo e Claro são as duas principais operadoras de telecom do Brasil, com receita líquida no 2T18 de R$ 10,8 bilhões e R$ 8,9 bilhões, respectivamente. Na Vivo, 63,0% da receita vem do móvel e na Claro 64,8% vem do fixo.

 

Nota: Dados proforma da Vivo (excluindo os efeitos da adoção da IFRS 151). Informações da Claro têm como fonte a America Móvil.

 

As duas operadoras apresentaram um desempenho positivo no 2T18. A receita líquida total da Vivo cresceu 1,1% na comparação 2T18/2T17 e a da Claro 0,9%.

 

Nota: Crescimento em relação ao trimestre do ano anterior.

 

Na Claro, o crescimento de 11,9% da receita líquida de serviços móveis foi suficiente para compensar as perdas na receita de serviços fixos (-3,73%).

 

Nota: Crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

 

O pós-pago continua sendo o principal responsável pelo crescimento da receita do móvel da Claro e do ARPU que cresceu 14,1% em um ano atingindo R$ 17.

Já na Vivo, o crescimento do móvel ocorreu principalmente na receita de serviços digitais (+177%), que inclui áreas como entretenimento, educação, propaganda, saúde, segurança, serviços financeiros e M2M. A receita de voz sainte apresentou queda de 29,7% e a de pacotes de dados (internet) queda de 13,3%.

A Claro e a Vivo apresentaram o mesmo crescimento negativo da receita de serviços fixos (banda larga, TV por assinatura e telefonia).

 

Nota: Crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

 

Na Vivo, a receita de banda larga fixa cresceu 10,1% e a de TV por assinatura 0,6% neste período, mas a receita de voz fixa apresentou perdas de 15,6%.

A queda na receita do fixo na Claro ocorreu na longa distância (-15%) e na TV por assinatura (-5,6%), prinicpalmente DTH. A receita de banda larga fixa cresceu 10,1% neste período.

A Claro liderou em adições líquidas de Celular e BL fixa no 2T18 e a Vivo nos demais serviços.

 

Nota: Fonte Anatel.

 

Ambas as empresas estão procurando melhorar a sua rentabilidade, mas a Vivo tem apresentado margem EBITDA maior que a da Claro.

 

 

Diante deste cenário, pergunta-se:

 

 

 

 

 

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