Atualizado em: 20/01/2018

A TIM vai perder a liderança no pré-pago?

 

A TIM terminou o mês de jul/18 com 37 milhões de pré-pagos, 70 mil a mais que a Claro e pode ter perdido a liderança neste segmento em agosto.

 

 

Mantidas as tendências atuais, a TIM deve terminar o ano na 3ª colocação em market share de pré-pago. TIM, Claro e Vivo estavam praticamente empatadas em jul/18.

 

 

A base de pré-pago do Brasil está encolhendo devido ao abandono do 2º chip pelos usuários e migração para planos controle do pós-pago, mas a TIM tem apresentado perdas maiores neste segmento que as demais operadoras, mesmo descontando a migração do pré para o pós-pago.

 

 

A TIM parece não estar preocupada com estas perdas, que ocorrem principalmente nos pré-pagos que não fazem recarga recorrentemente. O pré-pago recorrente, que representava 22% dos pré-pagos da TIM no 2T17, passou a representar 50% desta base no 2T18. Neste período, a TIM perdeu 7,6 milhões de pré-pagos, mas 9 milhões passaram a ser recorrentes. A meta da TIM Brasil é que o pós-pago represente 50% de sua base em 2020.

 

 

O crescimento de pré-pagos recorrentes não se refletiu, no entanto, em um aumento do ARPU de pré-pago da TIM. No 2T18 ele foi de R$11,2, mesmo valor do seu ARPU do pré no 2T17. O encolhimento da base de pré-pago da TIM está levando a perda de receita neste segmento.

 

Nota: Estimada pela Teleco a partir do ARPU da TIM e da Vivo.

Note-se que a Vivo também está perdendo receita no pré-pago apesar de ter perdido menos pré-pagos entre o 2T18 e o 2T17 (2,8 milhões) que a TIM (7,7 milhões). Na Vivo o determinante foi a queda no ARPU de pré-pago de R$ 13,1 no 2T17 para R$ 11,7 no 2T18.

As perdas de receita da TIM e da Vivo no pré-pago estão sendo compensadas, no entanto, pelo crescimento da receita do pós-pago.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

 

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

 

Workshop

 

 

EVENTOS

Mais Eventos