Atualizado em: 06/04/2018

As competitivas lideram em acessos BL Fixa com fibra

 

O Brasil terminou o mês de julho com 30,5 milhões de acessos BL Fixa, 1,7 milhões a mais do que no final de 2017. As operadoras competitivas foram responsáveis por 81% das adições líquidas neste período, sendo 76% com fibra.

 

Nota: Competitivas são todas as prestadoras de BL Fixa, exceto Claro, Vivo e Oi.

 

As competitivas estão liderando o crescimento de redes de fibra (FTTH) no Brasil, com 52% do total de acessos com esta tecnologia no país em jul/18. A fibra deve se tornar a principal tecnologia destas operadoras, levando a um aumento da velocidade oferecida a seus clientes.

 

 

No 1T18 a velocidade média das ofertas de BL fixa das competitivas já estavam próximas da média Brasil (20,2 Mbps).

 

Nota: Média ponderada de vel. contratada no 1T18. Fonte Anatel.

As competitivas superaram a Oi em market share de BL Fixa e já teriam superado a Vivo se todas as prestadoras reportassem regularmente para a Anatel seus acessos.

 

 

A quantidade de prestadoras que reportaram acessos para a Anatel subiu de 4.018 em dez/17, para 5.010 em jul/18, mas 656 prestadoras que reportaram acessos em dez/17 não o fizeram em jul/18. Os 508 mil acessos BL fixa destas 656 prestadoras são maiores que a diferença que separava a Vivo das competitivas em jul/18 (272 mil).

Apesar de em conjunto as competitivas possuírem um market share de 24,4% em jul/18, nenhuma delas possuí individualmente market share superior a 2%. Entre as 5 mil prestadoras competitivas que reportaram acessos à Anatel em jul/18, apenas dez possuíam mais de 50 mil acessos BL fixa.

 

 

E outras onze possuíam entre 50 e 30 mil acessos BL fixa.

 

Fonte: SICI - Anatel

 

A grande maioria destas prestadoras atende ao mercado residencial e às pequenas e médias empresas. Existem, no entanto, prestadoras com foco maior no mercado corporativo ou no mercado de atacado de transporte e redes metropolitanas.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

Comente!

Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

 

EVENTOS

Mais Eventos