Atualizado em: 07/10/2018

O Brasil perde sua maior MVNO

 

A Porto Seguro Conecta, primeira e maior MVNO (Operadora Móvel Virtual) do Brasil com 67% dos celulares das MVNOs autorizadas em ago/18, anunciou que pretende encerrar suas atividades. A saída da Porto Seguro do mercado ocorre em um momento de crescimento das MVNOs no Brasil, tendo ultrapassado em ago/18 a marca de 1 milhão de celulares.

 

Nota: Celulares de MVNOs credenciadas são reportados pelas prestadoras de origem.

 

MVNO é um empreendimento de risco e grandes empresas, como a Disney, fracassaram neste negócio. Um dos pontos principais para o sucesso de uma MVNO é ter baixo custo operacional. Segundo o jornal Valor a Porto Seguro Conecta "não conseguiu atingir o ponto de equilíbrio da operação e encerrou 2017 com prejuízo de R$ 56 milhões".

A MVNO tem um porte muito menor que uma operadora móvel tradicional e por isto precisa ter uma estrutura mais enxuta com parte das funções sendo executadas pela prestadora origem ou por uma "enabler" que oferece infraestrutura compartilhada para várias MVNOs.

As MVNOs ainda têm baixa participação no mercado móvel no Brasil (0,5%) e terão ainda menos (0,2%) com a saída da Porto Seguro. Na Europa e Estados Unidos esta participação é maior que 10%, chegando a 40% em países como Holanda e Alemanha.

Este quadro deve apontar para a necessidade de serem feitas modificações na regulamentação atual de modo a facilitar o surgimento de MVNOs no país.

A regulamentação brasileira permite a criação de dois tipos de MVNOs (mais detalhes). A autorizada possui mais autonomia, mas tem as mesmas obrigações das demais operadoras móveis, o que implica também em altos custos. Nos outros países é comum uma MVNO de sucesso ser vendida para uma operadora móvel, no Brasil isto é proibido.

 

Como fica o mercado sem a Porto Seguro

Apesar da perda de seu principal player, o mercado de MVNO no Brasil deve continuar crescendo. Além da Porto Seguro, o Brasil possuí outras cinco MVNOs autorizadas, sendo a Datora e a EUTV (Surf) as maiores.

 

MVNO
Prestadora Origem
Porto Seguro
TIM
Datora
TIM
EUTV (Surf)
TIM
Vecto Mobile
Algar
America Net
TIM
J Safra
Claro

 

A Datora iniciou sua operação em 2013 e possuía 271 mil celulares em ago/18, sendo 98% M2M. A empresa tem uma parceria com a Vodafone no Brasil.

A EUTV (Surf) iniciou sua operação em 2017 e possuía 83 mil celulares em ago/18. A estratégia da empresa tem sido fomentar a criação de MVNOs credenciadas. Ela é prestadora origem de seis das onze MNVOs credenciadas, entre elas os Correios e a Veek, e anunciou recentemente um MVNO com o Magazine Luiza.

Entre as prestadoras credenciadas merecem destaques também a Mais AD (Assembleia de Deus) que tem a Vivo como prestadora origem e a T-System que utiliza a rede da Claro.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

Comente!

 

Nota: Os comentários não representam a opinião do portal Teleco; sendo de responsabilidade do autor da mensagem.

         Comentários ofensivos poderão ser excluídos e o autor da mensagem banido.

 

EVENTOS

Mais Eventos