Atualizado em: 25/01/2019

 

Receita e a rentabilidade em telecom irão crescer em 2019?

 

* estimado considerando a soma os últimos quatro trimestres até o 3T18.

 

A receita líquida das operadoras de telecom no Brasil totalizou R$ 141,7 bilhões em 2014, mas vem apresentando uma redução média (CAGR) de 0,8% nos últimos quatro anos, devendo cair para R$ 137 bilhões em 2018, valor inferior ao de 2013.

A Oi apresentou a maior queda anual na receita (CAGR) nos últimos quatro anos (-5,2%), seguida pela TIM (-3,6%) e pela Claro (-0,1%). A Vivo apresentou crescimento anual neste período (+1,9%), embora inferior à inflação anual no período.

 

* estimado considerando a soma os últimos quatro trimestres até o 3T18.

 

A crise econômica de 2015 e a queda nas receitas de voz (mais detalhes) podem ser apontadas como causas para a queda na receita nos últimos quatro anos. Não se deve esperar, no entanto, crescimento significativo da receita das operadoras nos próximos anos.

As principais operadoras de telecom do mundo têm apresentado baixo crescimento da receita e por isto estão buscando ampliar sua oferta de serviços para além da conectividade em áreas como IoT e entretenimento. Nos EUA, por exemplo, a AT&T apresentou queda de 2% na receita em 2017 e a Verizon ficou estável no mesmo período.

 

Rentabilidade

 

Se está difícil crescer a receita, o mesmo não acontece com a rentabilidade. Nos últimos quatro anos, as quatro maiores operadoras de telecom do Brasil conseguiram melhorar sua rentabilidade. O EBITDA do conjunto destas operadoras cresceu a uma taxa média (CAGR) de 3,1% ao ano, o que elevou a margem EBITDA média de 27,3% em 2014 para 32,1% em 2018.

 

* estimado considerando os últimos quatro trimestres até o 3T18.

 

As quatro operadoras apresentaram crescimento em sua margem EBITDA neste período.

 

* estimado considerando os últimos quatro trimestres até o 3T18.

 

Contribuíram para o crescimento do EBITDA os esforços de redução de custos promovidas pelas operadoras e a queda nos custos de interconexão promovida pela Anatel.

 

* estimado considerando a soma os últimos quatro trimestres até o 3T18.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

EVENTOS

Mais Eventos