Atualizado em: 16/02/2019

 

Como será o crescimento das MVNOs no Brasil em 2019?

 

A quantidade de operadoras móveis virtuais (MVNOs) do Brasil vem crescendo nos últimos três anos e o país inicia 2019 com 22 MVNOs, sendo quatorze credenciadas e oito autorizadas.

 

 

Com estas MVNOs o Brasil passa a estar entre os quinze países com mais MVNOs no mundo e a ser o país da América Latina com mais MVNOs.

 

Fonte: Telecom paper e Teleco

 

Este crescimento na quantidade de MVNOs ainda não está, no entanto, refletida na quantidade de celulares reportadas à Anatel.

 

Nota: Celulares de MVNOs credenciadas são reportados pelas prestadoras de origem.

 

O Brasil terminou 2018 com 1,4 milhões de celulares, 0,6% do total de celulares do Brasil. Esta quantidade deve cair com o encerramento das atividades da Porto Seguro Conecta, que irá transferir seus clientes para a TIM (mais detalhes).

Na Europa e Estados Unidos esta participação é maior que 10%, chegando a 40% em países como Holanda e Alemanha. Na América Latina as MVNOs já respondem por mais de 5% dos celulares em países como Colômbia e México.

Sem a Porto Seguro, o Brasil teria terminado 2018 com 530 mil celulares de MVNO, sendo 391 mil da Datora e 65 mil da Surf Telecom (EUTV). Note-se que o total de celulares destas MVNOs apresentou crescimento anual superior a 100% nos últimos dois anos.

A MVNO da Datora tem como foco os teminais M2M que representam 98,4% de seus celulares. A empresa tem uma parceria com a Vodafone para o Brasil e em 2018 reposicionou sua marca para Arqia.

A Surf Telecom atua como uma enabler (MVNE) de onze MVNOs credenciadas, entre elas Correios, Veek, Magazine Luiza, Algar Telecom e CenturyLink.

Três autorizadas a America Net, a J. Safra e a Vecto Mobile ainda não reportam seus celulares para a Anatel, assim como quatro credenciadas que tem seus celulares reportados por Vivo e Claro. A America Net declarou à imprensa que sua MVNO terminou 2018 com 12 mil celulares.

A tendência é que o market share das MVNOs no Brasil cresça em 2019, assim como sua quantidade.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

Comente!

 

Nota: Os comentários não representam a opinião do portal Teleco; sendo de responsabilidade do autor da mensagem.

         Comentários ofensivos poderão ser excluídos e o autor da mensagem banido.

 

EVENTOS

Mais Eventos