Atualizado em: 22/02/2019

 

Líderes do celular em 2018

 

A Vivo liderou em 8 (oito) dos onze indicadores do celular acompanhados pelo Teleco no 4º trimestre de 2018 (4T18). A Claro, a TIM e a Nextel em um indicador cada.

 

 

O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2017 foi introduzido um novo indicador (IoT) e o indicador de market share de banda larga móvel foi substituído pelo de 4G.

 

Líder no 1T18 2T18 3T18 4T18 2018
1
Celulares Market Share Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
2
Pré-pago Market Share TIM TIM Claro TIM TIM
3
Pós-pago
Market Share
Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
4
Crescimento de Celulares
Adições Líquidas
Vivo Claro Nextel Nextel Nextel
5
4G
Market Share de 4G
Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
6
IoT Market Share de M2M Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
7
Receita
Receita Líquida
Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
8
Receita de Dados
Rec. Dados/Rec. de Serviços
Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
9
Crescimento da
Receita
Cresc. da Receita de Serviços
Claro Claro Claro Claro Claro
10
Receita p/ Cliente
ARPU
Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo
11
Cobertura
População Atendida
2G, 3G e 4G
Vivo Vivo Vivo Vivo Vivo

Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi. A Nextel é incluída em alguns indicadores a título de informação.

 

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores em 2018 e no 4T18.

 

1) Market Share Celulares: Vivo amplia liderança

 

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o último trimestre de 2018 com 73,2 milhões de celulares e ganhou em market share no ano, enquanto TIM, Claro e Oi perderam.

 

 

A Claro ultrapassou a TIM em market share em 2017 e vem se consolidando na 2ª colocação.

 

Market Share 1T17 2T17 3T17 4T17
1T18
2T18
3T18
4T18
Vivo
30,48%
30,70%
30,93%
31,69%
31,85%
32,02%
31,77%
31,92%
Claro
24,81%
24,89%
25,05%
24,95%
24,95%
25,10%
25,17%
24,61%
TIM
25,48%
25,12%
24,64%
24,79%
24,55%
24,06%
24,01%
24,40%
Oi
17,33%
17,36%
17,39%
16,47%
16,45%
16,53%
16,61%
16,45%

 

No 4T18, a Vivo perdeu liderança no DDD 99 (Imperatriz no Maranhão) para Claro e a TIM ganhou da Oi a liderança em Pernambuco.

 

- Líder em Market Share no 3T18
Região UF* Áreas de Registro (DDD)
Vivo I, II e III 13 31 (-1)
Claro - 6 14 (+1)
TIM - 6 (+1) 15
Oi - 2 (-1) 6
* Unidade da Federação

 

 

 

2) Market Share de Pré-pago: TIM volta a liderar

 

A TIM (27,6%) voltou a liderar em market share de pré-pago no 4T18, superando a Claro (25,4%) que havia passado a TIM no trimestre anterior.

 

 

A Claro teve a maior perda em adições líquidas no trimestre (-2,5 milhões), seguido da Vivo (-1,3 milhões)

 

Pré-pago 1T17 2T17 3T17 4T17
1T18
2T18
3T18
4T18
Claro
25,7%
26,0%
26,3%
26,1%
25,86%
26,2%
26,50%
25,40%
TIM
28,7%
28,1%
27,3%
27,5%
27,2%
26,4%
26,45%
27,55%
Vivo
24,8%
24,8%
24,9%
25,7%
25,90%
26,0%
25,3%
25,3%
Oi
20,2%
20,5%
20,9%
20,1%
20,4%
20,7%
21,0%
21,0%

 

 

3) Market Share de Pós-pago: Vivo mantém a liderança

 

A Vivo manteve a liderança no pós-pago (40,5%), mas perdeu em market share no ano. A Claro liderou em adições líquidas de pós-pago no trimestre.

 

 

 

Pós-pago
1T17
2T17
3T17
4T17
1T18
2T18
3T18
4T18
Vivo
42,0%
42,3%
42,1%
41,8%
41,4%
41,3%
41,1%
40,5%
Claro
23,0%
22,8%
22,8%
23,1%
23,5%
23,4%
23,2%
23,6%
TIM
19,0%
19,3%
19,8%
20,2%
20,4%
20,5%
20,5%
20,3%
Oi
11,5%
11,2%
10,9%
10,4%
10,2%
10,2%
10,3%
10,5%

 

A Claro manteve a segunda colocação em pós-pago, mas é superada pela TIM quando são excluídos do pós-pago os terminais M2M.

 

 

A Nextel ficou com 4,1% em market share de pós-pago sem M2M.

 

4) Crescimento de celulares: Nextel liderou em adições líquidas no trimestre e no ano

 

Sem ter uma base de pré-pago para apresentar perdas, a Nextel liderou o crescimento do celular no ano com adições líquidas de 513 mil celulares. A TIM apresentou perdas de 2.712 mil celulares no ano.

 

 

 

 

- Adições Líquidas (Milhares)
1T17
2T17
3T17
4T17
2017
1T18
2T18
3T18
4T18
2018
Vivo
219
338
227
378
204
158
164
-830
-1.272
-1.780
TIM
-1.550
-1.036
-1.441
-756
127
-740
-1340
-312
-319
-2.606
Claro
66
36
126
-1.376
-1.516
-213
195
-50
-2.537
-2.712
Oi
-60
-47
-120
-2.969
-1.531
-160
79
45
-1.203
-1.239
Nextel
13
-30
51
165
119
153
135
109
116
513

 

Vivo, TIM e Claro não conseguiram compensar as perdas no pré-pago com as adições líquidas de pós-pago.

 

 

 

5) Market Share 4G: Vivo lidera

 

A Vivo é a líder em market share de 4G, mas Claro e Oi ganharam market share no ano.

 

 

A TIM liderou o crescimento da 4G no 4T18 com adições líquidas de 1,4 milhões, seguida pela Vivo (0,8 milhões), Claro (0,6 milhões) e Oi (0,5 milhão).

A Vivo liderou em market share de banda larga móvel (que inclui 4G, 3G e terminais banda larga). A Claro é a líder em 3G (33,9%) e a Vivo em terminais banda larga (40,9%), bem próximo da Claro (39,2%)

 

 

 

6) Market Share IoT: Vivo lidera em IoT

 

A Vivo é a líder em market share de terminais M2M, seguida pela Claro. Em um patamar mais baixo, Tim e Oi disputam a terceira colocação.

 

 

A Claro liderou em adições líquidas de M2M no trimestre (630 mil), seguida pela Vivo (575 mil), Oi (215 mil) e TIM (206 mil).

 

7) Receita Líquida: Vivo na liderança

 

A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 7,1 bilhões no 4T18.

Nota: A Oi não havia divulgado seus resultados.

A Claro continua liderando o crescimento da receita (7,0%) no 4T18/4T17, seguida pela TIM (5,2%) e Vivo (3,0%).

 

R$ milhões 1T17 2T17
3T17
4T17
1T18
2T18
3T18
4T18
Cresc.
4T18/ 4T17
Vivo
6.464
6.534
6.610
6.850
6.735
6.810
6.732
7.056
3,0%
TIM
3.773
3.747
3.884
4.043
3.934
3.965
4.039
4.253
5,2%
Claro
2885
2.826
2.913
3.051
3.090
3.122
3.197
3.264
7,0%
Oi
2.296
2.218
2.289
2.241
2.174
2.159
2.185
-
-

 

 

8) Receita de Dados: Vivo lidera

 

A receita de dados da Vivo já representa 79,8% da sua receita de serviços móveis.

 

 

Nota: A Claro não divulga este indicador

 

A Vivo é a operadora com a maior receita de dados (R$ 5,2 bilhões), seguida pela TIM (R$ 2,7 bilhões). A composição da receita de dados da Vivo no 4T18 era: 58,9% pacotes de dados (Internet), 35,7% serviços digitais e 5,4% SMS.

 

9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Claro lidera

 

 

 

A Claro liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 2T18, seguida pela TIM e pela Vivo.

 

10) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU

 

O aumento da competição em pacotes de dados tem levado a uma queda no ARPU da Vivo, mas a operadora se recuperou no 4T18 e mantém um ARPU maior que as demais. A venda de serviços digitais tem contribuído para este resultado da Vivo.

 

ARPU (R$) 1T17
2T17
3T17
4T17
1T18
2T18
3T18
4T18
Vivo
28,0
28,2
28,4
29,2
28,6
28,1
27,9
29,6
TIM
19,0
19,4
20,5
21,9
21,6
21,9
22,6
23,7
Claro
15,0
15,0
15,0
16,0
17,0
17,0
17,0
17,0
Oi
16,2
15,4
16,1
16,2
16,3
16,1
16,1
-
ARPU Brasil
20,3
20,3
20,8
21,8
21,8
21,7
20,6
-

Nota: Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.

 

11) Cobertura: Vivo lidera

 

A Vivo liderou em população atendida em 2018, graças a sua cobertura 3G, disponível para 95,0% da população. A Claro lidera em 2G (93,1%) e a TIM em 4G (88,8%).

 

 

A Vivo continuou liderando em quantidade total de municípios e em municípios atendidos com 2G e 3G. A TIM liderou em municípios atendidos com 4G.

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

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