Atualizado em: 16/03/2019

 

Prestadoras de pequeno porte lideram em qualidade no Brasil em 2018

 

A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida realizada anualmente pela Anatel coloca as prestadoras de pequeno porte como líderes em qualidade nos serviços de telecom prestados para o consumidor final.

 

Fonte: Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 da Anatel. Foram avaliadas prestadoras com mais de 50 mil clientes no Brasil.

 

Este resultado confirma a tendência da satisfação dos consumidores ser maior quando o serviço é prestados por operadoras menores, que focam em nichos de mercado como MVNOs. Este é um dos desafios enfrentados pelas prestadoras maiores, que estão apostando em uma interface digital via aplicativos para melhorar a experiência do cliente. Note-se que os resultados da pesquisa indicam uma melhora na satisfação dos consumidores com todos os serviços prestados.

 

Fonte: Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 da Anatel. Notas de 1 a 10.

 

A BL fixa é o serviço com pior avaliação entre os usuários. Capacidade de resolução (6,02) e atendimento telefônico (6,18) são os principais itens a serem melhorados.

Analisa-se a seguir os resultados para cada um destes serviços. Entres as maiores operadoras, a Claro apresentou o maior índice de satisfação nos serviços móveis e fixos, seguida pela Vivo.

 

Serviços Móveis

 

A Porto Seguro (MVNO em processo de desativação) apresentou o maior índice de satisfação no pós-pago entre as sete prestadoras avaliadas.

 

Fonte: Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 da Anatel. Foram avaliadas prestadoras com mais de 50 mil clientes no Brasil.

 

A Claro liderou em satisfação no pós e no pré-pago entre as quatro maiores operadoras, seguida pela Vivo, TIM e Oi.

 

Fonte: Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 da Anatel. Foram avaliadas prestadoras com mais de 50 mil clientes no Brasil.

 

Serviços Fixos

 

A Cabo Telecom apresentou o maior índice de satisfação na BL fixa entre as oito prestadoras avaliadas. A Claro liderou em satisfação entre as três maiores operadoras, seguida pela Vivo e Oi.

 

Fonte: Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 da Anatel. Foram avaliadas prestadoras com mais de 50 mil clientes no Brasil.

 

A Nossa TV apresentou o maior índice de satisfação na TV por Assinatura (9,02) entre as oito prestadoras avaliadas. A Claro (DTH) liderou entre as maiores operadoras, mas a NET ficou atrás das demais.

 

Fonte: Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 da Anatel. Foram avaliadas prestadoras com mais de 50 mil clientes no Brasil.

 

A Algar apresentou o maior índice de satisfação na telefonia fixa entre as seis prestadoras avaliadas. A Claro liderou em satisfação entre as três maiores operadoras, seguida pela Vivo e Oi.

 

Fonte: Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 da Anatel. Foram avaliadas prestadoras com mais de 50 mil clientes no Brasil.

 

Diante deste cenário, pergunta-se:

 

 

Comente!

Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

EVENTOS

Mais Eventos