Atualizado em: 05/05/2019
As competitivas vão assumir a liderança da BL Fixa em 2019?
Nota: São consideradas competitivas as operadoras de SCM de pequeno porte (Todas exceto Claro, Vivo e Oi)
As operadoras competitivas terminaram o 1T19 com um market share de BL fixa de 27,5% e podem superar a líder Claro (30,0%) até o final do ano. No final de 2018 o market share das competitivas era de 26,5% e o da Claro 30,0%.
As competitivas lideraram o crescimento da BL fixa em 2018 com 94% das adições líquidas (mais detalhes) e mantiveram esta liderança no 1T19 (+350 mil). Estas adições líquidas seriam ainda maiores (+540 mil) se todas as prestadoras que reportaram acessos no 4T18, tivessem também o tivessem feito no 1T19.
As competitivas estão liderando a expansão geográfica dos acessos BL fixa em fibra no Brasil (mais detalhes), substituindo seus acessos rádio spread spectrum por fibra e ganhando clientes com tecnologia xDSL (pares metálicos) de operadoras como a Oi. No final do 1T19 elas possuíam 3,7 milhões de acessos em fibra no Brasil, 58% do total. Entre as competitivas que mais cresceram em fibra no 1T19 estão a Brisanet (+32 mil), a TIM (23 mil) e a Desktop (11 mil).
A Claro apresentou adições líquidas positivas no trimestre (+82 mil) por ter uma tecnologia competitiva com a fibra (cable modem), mas está adotando a fibra (FTTH) na expansão para 30 novas cidades.
A Vivo vem apostando na fibra há vários anos e terminou o 1T19 com 2,0 milhões de acessos. Os ganhos com o FTTH no trimestre (+178 mil) ainda não foram suficientes para compensar as perdas em xDSL, levando a que a operadora apresentasse adições líquidas negativas no trimestre (-72 mil).
A Oi, com perdas de 138 mil acessos BL fixa no 1T19, está mais distante de um balanço positivo. Ela iniciou a implantação de redes FTTH em 2018 e apresentou adições líquidas de 53 mil acessos em fibra no 1T19.
Diante deste cenário pergunta-se:
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